Comunidades são beneficiadas com projeto Semeando Saberes

02/06/2017

“Uma iniciativa fantástica, que está transformando a vida de centenas de pessoas”, disse o prefeito, Cesar Silvestri Filho, ao visitar os projetos desenvolvidos pelo Semeando Saberes na comunidade Rural de Nova Geração. “É sem dúvidas um projeto único e de sucesso. Porque comunidades inteiras estão vendo como podem transformar a vida de todos para melhor, e sempre com atitudes simples e que visam a preservação do meio ambiente. É um projeto de sucesso e que merece crescer ainda mais”, completou Cesar Filho.

Uma das pessoas que está mudando de vida é a dona Ivonete Sartori Pereira, dona de uma propriedade rural na comunidade Nova Geração e que foi contemplada com a Horta Mandala. “Eu não tinha horta aqui antes, porque não tinha condições de comprar a tela nem de fazer a irrigação. A gente começou faz pouco, com ajuda dos técnicos e já temos para quem vender toda a produção de acelga, repolho e escarola. E uma renda extra aqui para a família é muito bom”, comemorou a agricultora. Orientada pelos agentes multiplicadores do Semeando Saberes, dona Ivonete já vai ampliar a produção. Em breve irá instalar um galinheiro na parte central da horta. “Além de fazer um adubo orgânico para as verduras e legumes, vou poder alimentar as galinhas com as sobras das verduras que não são boas para a venda. Assim nada do que for produzido aqui na horta vai fora”, completou Ivonete.

A horta mandala de dona Ivete é exemplo de sistema de produção integrada, onde as galinhas fornecem carne e ovos para os agricultores e ainda ajudam a adubar e revirar o solo, melhorando a produção da horta orgânica. “O exemplo da horta é visto por todos da comunidade, que podem fazer igual em suas casas. Esse é o objetivo do projeto Semeando Saberes, e é muito positivo visitar as propriedades e ver como a vida das pessoas está melhorando com essas iniciativas”, afirmou o Secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.

Semeando Saberes

O projeto Semeando Saberes é uma iniciativa da Prefeitura de Guarapuava, em parceria com o Fundo Nacional de Meio Ambiente para promover a formação de agentes populares de educação ambiental na agricultura familiar, por meio da adoção de práticas de produção sustentável e tecnologias sociais. Além disso, há um incentivo para a sucessão familiar no campo, geração de renda para que o produtor consiga permanecer na propriedade e também a responsabilidade ambiental com as produções.

Postado em 02/06/2017