Notícias

Competições de Xadrez marcam a última fase da 39ª edição dos JESP

14/09/2022

Nesta quarta-feira, 14, houve disputas de Xadrez na 39ª edição dos JESP (Jogos Estudantis da Semana da Pátria). As competições chegaram à metade e os organizadores já contabilizam um grande sucesso no evento que é tradicional em Guarapuava.

 

Enxadristas de diversas escolas do município disputaram suas partidas no salão da Sociedade Esportiva e Recreativa Atalaia, no evento que é promovido pela Secretaria de Esportes e Recreação.

 

Olga Ruggnet, de 12 anos, que está participando pela primeira vez nos JESP, representou o Colégio Alfa. “Eu estou achando muito legal. Está sendo incrível competir com tanta gente. Eu achei que ia ter muito menos gente, mas até agora, me surpreendeu o número de participantes. As pessoas aqui não são tão fracas não”, contou a garota animada.  

 

“Apresentar o esporte a muitos que não têm oportunidade de conviver com ele. Essa foi a nossa expectativa ao incluir o Xadrez nos JESP. Nele, sempre tem um aprendizado novo. Ele ensina muita coisa para as crianças, como a ter disciplina. É um esporte que ensina a ter atenção, raciocínio lógico, cálculo matemático. Então, são diversos os benefícios que o jogo de xadrez apresentar”, explicou o coordenador da modalidade no JESP, Sandro José Popovicz. 

 

“Eu acho que essa participação dos alunos nos JESP é muito importante em relação ao raciocínio e a toda parte física. Mas também em diferentes situações, como instruções, respeito, educação e tudo que o esporte traz. É muito bom”, falou o técnico do Colégio Militar Manoel Ribas, Cabo Fabiano.

 

As disputas finais de Xadrez continuam nesta quinta-feira (15), a partir das 8h30, com o grupo 00. No sábado (17) e no domingo (18), a partir das 9h, começam também, as finais do JESP, com as competições do Taekwondo dos grupos 00/02 e grupos 01/03 respectivamente, no Centro de Treinamento de Taekwondo, atrás da Catedral Nossa Senhora de Belém, centro da cidade.

 

Resultados Xadrez

 

Grupo 01

Feminino

 

1º – Aisla Poliane Bastos da Silva – Colegio Palmeirinha

 

2º – Hadassa Soares Rodrigues – Colégio Militar Manoel Ribas

 

3º – Letícia Bini – Colégio Lobo

 

Masculino

 

1º – Enzo Zamberlan – Escola Assunção

 

2º – Arthur Levi Lemier Gonçalves – Colégio Imperatriz

 

3º – Arthur Stasiv Búrigo – Colégio Aliança

 

Grupo 02

 

Feminino

 

1º – Julia Rolão – Colégio Aldeia do Sol

 

2º – Letícia Cechin Weide – Colégio Aldeia do Sol

 

3º – Isabella Souza Oliveira – Escola Assunçao 

 

Masculino

 

1º – Diogo de Lima Jocoski – Colégio Palmeirinha

 

2º – João Pedro Weber – Colégio Militar Manoel Ribas

 

3º – Bruno Gustavo dos Santos – Colégio Palmeirinha

 

Grupo 03

 

Feminino

 

1º – Franciele Ramos da Rocha – Colégio Visconde

 

2º – Talia Marcondes de Almeida – Colégio Palmeirinha

 

3º – Julia Emanuelly Prestes – Colégio Visconde

 

Masculino

 

1º – Herich Gabriel de Campos – Colégio Palmeirinha

 

2º – Vinicius Przygocki – Colégio Adventista

 

3º – Evandro França de Almeida – Colégio Palmeirinha