Notícias

Como Nossos Pais: Coral Municipal faz guarapuavanos viajarem no tempo através da música

10/07/2023

Recital contou com interpretações de clássicos do século passado.

 

Os pais e os filhos de Guarapuava tiveram uma noite especial nesta sexta-feira (7). Os coralistas do Coral Municipal Maestro Silvino Antônio Turco fizeram o público viajar para outra época através do recital “Como Nossos Pais”. O evento, promovido pela Secretaria de Cultura (SECULT), trouxe uma seleção de músicas das décadas de 60, 70, 80 e 90 do século passado. Durante o recital, os membros do grupo se apresentaram tanto individualmente quanto em conjunto.

 

O prefeito Celso Góes acompanhou as apresentações e declarou sua paixão pela arte realizada na cidade. “Estou aqui como fã de música, para ouvir o nosso coral, que não canso de dizer que é maravilhoso. Tenho certeza que a cultura da nossa cidade está em boas mãos e que Guarapuava nunca foi tão repleta de artistas como é hoje. Nesta noite, não sou simplesmente o prefeito, sou acima de tudo um guarapuavano que veio se divertir e contemplar a arte feita pela nossa juventude”, destacou.

 

“Para nós, a arte, especialmente a música neste caso, é uma poderosa ferramenta para promover a saúde mental, melhorar a qualidade de vida e proporcionar momentos de relaxamento. É algo verdadeiramente maravilhoso, indiscutivelmente. Hoje, poder oferecer essa experiência aos pais e aos membros do coral, e testemunhar a felicidade deles ao participar, é extremamente gratificante”, ressaltou Rita Felchak, secretária de Cultura de Guarapuava.

 

De acordo com Rita, a ideia da SECULT foi promover um espetáculo onde os coralistas se apresentariam individualmente ou em grupos pequenos, diferentemente do que normalmente acontece. Dos coralistas, surgiu a ideia de cantar clássicos do século passado, homenageando a época e aqueles que marcaram ela. Dessa maneira, a noite foi embalada por muita MPB, além de famosas músicas do sertanejo, rock nacional e internacional e até mesmo country, entre outros gêneros. A interpretação de “I Have Nothing”, da cantora estadunidense Whitney Houston, feita pela coralista Maria Eduarda Paixão foi destaque para o estudante Luis Emanuel, de 20 anos, que acompanhou o recital com brilho nos olhos

 

“Todas as apresentações foram fantásticas. Adorei principalmente a interpretação da música da Whitney Houstoun, foi maravilhosa. Sou fã da cantora e agora virei fã da cantora que interpretou ela”, comentou Luis.

 

Maria Eduarda Paixão, inclusive, foi uma das homenageadas com menção honrosa na noite, entregue pelo prefeito Celso Góes, a secretária de Cultura Rita Felchak e o maestro do coral, Fernando Antonio Pinto. Os outros a receberem a homenagem foram Amanda Romancini Soares, Elisa Romancini Soares, Gabriely  Estefani dos Anjos Almeida, Kauan de Freitas Gomes, Ana Cecilia Batista Prestes e Isabella Cunico Morskei.

 

As duas sessões, uma às 18h e outra às 20h, estiveram lotadas. Para onde se olhava, era possível ver a empolgação e a nostalgia das pessoas.

 

“Os coralistas enfrentaram dificuldades, se aperfeiçoaram, ensaiaram intensamente e estão aqui hoje, em contato com o público vendo o sorriso estampado no rosto de cada um de vocês. Todos nós merecemos esta noite”, declarou o maestro do coral, Fernando Antonio Pinto.

 

Veja a galeria completa, AQUI.