Comitiva de Presidente Prudente visita Guarapuava para conhecer PPP da Iluminação

02/12/2021

Para conhecer um dos mais modernos sistemas de iluminação pública do Paraná, uma comitiva da cidade de Presidente Prudente esteve em Guarapuava nesta quinta-feira (02). O Secretário Obras do município paulista, Mateus Ramos Grosso, e o de Convênios, Clayton dos Santos, foram recebidos pelo secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu Rosa de Souza, um dos responsáveis pelo desenvolvimento e implantação do projeto da Parceria Público-Privada que possibilitou a troca das lâmpadas de sódio pelas de LED e a instalação de um sistema de inteligência artificial embarcada em toda a cidade.

De acordo com Mateus Grosso, Presidente Prudente pretende investir na modernização da rede de iluminação que já tem mais de 40 anos de uso. A cidade, com mais de 230 mil habitantes, é um polo universitário no interior de São Paulo e tem como uma das prioridades a busca pela eficiência financeira e energética nos próximos anos.

“Guarapuava se tornou referência após a implantação da PPP na cidade e, como isso é muito público, viemos conhecer como foi a implantação e o desenvolvimento do processo. A intenção é transformar a nossa cidade, de acordo com projetos de smart cities, pensando a longo prazo para dar mais qualidade de vida à população, por isso estamos em busca de um projeto de qualidade”, declarou o secretário.

Os secretários tiraram dúvidas sobre o processo de implantação, custos e operação da PPP, bem como, a respeito do suporte legal necessário para efetivar a parceria que envolve o poder público e a iniciativa privada. “Ficamos surpresos ao chegar aqui e ver a Avenida Manoel Ribas e toda a iluminação de Guarapuava, a grande diferença em comparação com a nossa cidade. O prefeito Ed Thomas sempre fala, não é feio copiar o que é bonito, é feio copiar o que é feio, então temos a humildade de reconhecer que aqui a iluminação funciona e temos que levar o projeto bacana daqui para implantar em Prudente”, completou Clayton.

De acordo com Paulo Dirceu, a troca de experiências traz oportunidades e crescimento para ambos os envolvidos. “Nós também buscamos referências em outros lugares, fomos buscar conhecer outras cidades para desenvolver nossos projetos com mais eficiência e segurança. Essa troca não é copiar, mas verificar o que deu certo e o que deu errado para fazer acontecer da melhor forma possível”, enfatizou.

Esse deve ser o primeiro encontro entre os representantes das cidades. “Fomos muito bem recebidos, encontramos boas pessoas e bons projetos. Nossa cidade está de portas abertas também”, finalizou Mateus.

Também participaram da reunião o representante da Ilumina Guarapuava, José Becker, e o engenheiro eletricista do Centro de Planejamento Urbano e Habitacional de Guarapuava, Cepluhg, Marcelo Silva.

PPP

A Parceria Público-Privada da Iluminação Pública, assinada no final de 2019 entre o Município e a empresa Ilumina Guarapuava, permitiu a modernização de 100% parque de iluminação pública da cidade, incluindo os distritos, com lâmpadas de LED.

A gestão do sistema é inteligente com luminárias controladas à distância, ou seja, supervisionadas por um Centro de Controle Operacional para verificação de funcionamento.

Além da substituição de mais de 23 mil lâmpadas, o contrato prevê que sejam instaladas 120 câmeras de monitoramento. Com a parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, o número deve chegar a quase 200 equipamentos. O projeto permitirá dar mais segurança e proteção aos moradores da cidade.