Notícias

Comitiva de Guarapuava faz visita técnica e conhece Cidade do Idoso em Chapecó, Santa Catarina

22/05/2023

Em construção no Parque das Araucárias, em Guarapuava, o Centro de Convivência do Idoso deve ser concluído até 2024.

 

Nesta segunda-feira, 22 de maio, uma comitiva formada por integrantes das Secretarias de Saúde (SMS) e de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) de Guarapuava, foi até a cidade de Chapecó, em Santa Catarina, para conhecer os trabalhos de assistência e promoção da população idosa, que são realizadas na chamada Cidade do Idoso, naquele município.

 

O objetivo da visita, conforme os participantes, foi buscar referência dos serviços prestados naquele local, para, então, implantar políticas semelhantes no Centro de Convivência do Idoso que está em construção em Guarapuava.

 

De acordo com o integrante do Setor de Auditoria e Regulação do SUS no município, o médico Jonilson Pires, conhecer os trabalhos desenvolvidos na cidade catarinense foi de extrema importância, uma vez que a entidade existe no município há quinze anos e oferece diversos serviços assistenciais à população da terceira idade.

 

“O objetivo principal da visita à cidade de Chapecó, foi conhecer a estrutura e a logística desenvolvida no modelo de assistência à população idosa, conhecida lá como Cidade do Idoso. Foi um momento importante de troca de informações e compartilhamento de experiências, bem como, de se inteirar das fontes de financiamento e recursos que são empregados nesta política de assistência. Durante todo o dia, pudemos conhecer as características do serviço e buscar meios inovadores para aplicarmos na estruturação do nosso Centro de Convivência do Idoso que está em construção e deve começar a funcionar até 2024 em Guarapuava”, discorreu Jonilson.  

 

A secretária da SEMADS, Elenita Lodi, destacou a importância de visitar a cidade do Estado vizinho e conhecer os trabalhos realizados naquele espaço em favor da população idosa, cada vez mais crescente no Brasil.

 

“Pensando no melhor atendimento aos idosos de Guarapuava, montamos esta comissão formada por servidores das Secretarias de Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social, para conhecer a Cidade do Idoso em Chapecó e entender sobre seu funcionamento. Por determinação do prefeito Celso Góes, foi cedido um dos melhores espaços físicos de Guarapuava, no Parque das Araucárias, para construção do Centro de Convivência do Idoso. Diante disso, se fez necessário visitarmos e conhecermos outros serviços ofertados às pessoas idosas. Em Chapecó, conversamos com os idosos da cidade e compreendemos como é a dinâmica do local. A experiência foi de grande valia para aprendermos na prática sobre a implantação deste serviço. Nossa equipe conheceu as atividades e a estrutura dos trabalhos desenvolvidos. Ainda foi possível discutir ideias que, certamente, serão aplicadas em nossa cidade, em benefício dos nossos idosos”, relatou Elenita.

 

A secretária da Família e Assistência Social de Chapecó, Elisiane Sanches, falou que se sentiu muito honrada com a visita da comitiva de Guarapuava e se disse à disposição para ajudar na troca de experiências para a implantação do Centro de Convivência do Idoso. “Esta visita foi extremamente pertinente para os dois lados. As experiências são salutares quando se troca. Porque a política de assistência social é algo continuado e que está sempre em fase de construção. Conhecer novas realidades se faz necessário. A partir disso, a sociedade se renova e nós precisamos desta renovação. Ficamos felizes demais com a visita”, concluiu Elisiane.