Comitiva da Secretaria de Agricultura de Guarapuava visita Feira do Produtor em Toledo no Oeste do Estado

30/03/2023

O intuito, conforme o secretário da Pasta no município, Itacir Vezzaro, foi o de conhecer novas realidades e comparar os trabalhos com as atividades desenvolvidas em Guarapuava. “A viagem foi muito proveitosa e de aprendizado”, resumiu o secretário.

Uma comitiva formada por mais de 30 pessoas, organizada pela Secretaria de Agricultura de Guarapuava, visitou a cidade de Toledo, no Oeste do Estado, nesta quarta-feira (29).

O grupo, compostos por integrantes da Associação dos Produtores Feirantes de Guarapuava (APROFEG), tinha o objetivo de conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos feirantes daquela cidade, fazer um comparativo com o que vem sendo feito em Guarapuava e, na medida do possível, adequar os trabalhos na cidade.

Para o secretário de Agricultura de Guarapuava, Itacir Vezzaro, conhecer novas realidades é importante para a Secretaria, sobretudo, para os feirantes que, a partir de então, podem ter um panorama das atividades desenvolvidas, bem como os pontos que precisam melhorar ou até mesmo implantar localmente.

“Eu vejo aqui que eles são muito bem-organizados e trabalham de forma independente. É evidente que têm o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, com suporte da EMATER. Isto é muito positivo. Em Guarapuava, nossos produtores precisam atingir este grau de independência e vamos trabalhar nisso. Por outro lado, em Toledo, todas as feiras são realizadas em locais abertos, ou seja, os feirantes precisam montar suas barracas e estão à mercê do tempo, das condições climáticas, enfim. Isto prejudica o comércio em dias de chuva, vento e frio. Enquanto nós, realizamos nossas feiras em locais fechados, com todo o conforto para nossos feirantes e para os clientes que fazem suas compras. Outra coisa que é muito positiva aqui, é a diversidade de produtos oferecidos, além de as barracas serem dispostas de forma que nenhum segmento atrapalhe a venda do outro. Há, portanto, uma mescla quanto ao que é comercializado. Foi um dia de muito aprendizado”, detalhou Itacir.

TOLEDO

Implantada há 23 anos, a Feira do Produtor de Toledo é realizada de terça-feira a sábado, em diversos pontos da cidade e comercializa uma vasta gama de produtos, principalmente vindos dos pequenos agricultores.

O presidente da Associação dos Feirantes daquele município, Nédio Perondi (Catarina) contou que a organização é fundamental neste trabalho.

“Aqui, são 70 feirantes que trabalham há 23 anos comercializando seus produtos. A maioria trabalha nos cinco dias da semana e vive exclusivamente da feira. Temos regulamentos quanto à montagem, uso de uniforme e há segurança para cuidar das coisas por aqui. Cada feirante paga uma pequena taxa de R$  45,00. Isto é irrisório, pois com este valor, o feirante pode trabalhar os cinco dias da semana e recebe todo suporte necessário, caso precise. Damos prioridade para os produtos dos pequenos agricultores. Muitos feirantes também produzem em suas hortas o que vendem por aqui. Temos muito apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Agronegócio. Quando um produtor precisa de ajuda, os técnicos vão até a propriedade e oferecem os serviços com máquinas de limpeza da horta, por exemplo. Isto não tem custo nenhum para o produtor. A prefeitura já disponibilizou e vai entregar 70 barracas novas para todos os feirantes. Isto é um grande ganho para todos, pois a feira será padronizada. Isto deixa todos muito mais animados”, contou Catarina.

Vanderlei Roberto Loham, faz parte do Conselho Fiscal da Associação dos Feirantes de Toledo. Vendedor de shawarma, ele trabalha os cinco dias da semana e disse que a união de todos os feirantes é muito importante para o desenvolvimento dos negócios. “Eu sou feirante há 23 anos, desde que esta atividade começou aqui na cidade. Eu acredito que a união entre os comerciantes é responsável pelo sucesso da feira. Nossa grande dificuldade, é que precisamos montar as barracas todos os dias. Se tivéssemos um local específico, fechado, seria muito melhor”, contou Vanderlei.

IMPRESSÕES

Eigon Zvir é presidente da APROFEG e destacou a importância da viagem para conhecer novas realidades. Ele reitera que há muita coisa realizada em Guarapuava que não existe em outras feiras, mas salienta que há sempre espaço para melhorar, principalmente em se tratando de variedade dos produtos. “Sempre há espaço para melhorar e vamos fazer isso na sequência. Mas eu fico feliz em perceber que estamos muito adiantados na maioria das situações, como o fato de realizarmos nossas feiras em locais fechados, por exemplo. Vamos conversar com os produtores para entender o que podemos fazer para adequar nossas atividades. Uma das sugestões é aumentar a variedade de produtos, como bem disse o secretário Itacir. Eu considero esta visita muito proveitosa”, concluiu Eigon.