Notícias

Comissão atualizará Planta Genérica de Valores de Guarapuava

11/08/2021

Nesta quarta-feira (11), a comissão municipal responsável pela atualização da Planta Genérica de Valores, PGV, se reuniu para organizar a realização do levantamento das informações. A análise segue recomendação do Tribunal de Contas do Estado, TCE, e será feita nos próximos dois meses. De acordo com o secretário de Finanças, Diocesar Costa de Souza, a PGV de Guarapuava está desatualizada e é necessário corrigir as discrepâncias nos dados. 

 

“A área urbana teve um crescimento expressivo nos últimos anos com o surgimento de dezenas de loteamentos e prédios novos. Essas informações precisam estar em nosso banco de dados de modo atualizado e mais próximo da realidade para planejarmos os investimentos e a atuação do poder público nesses novos espaços”, explica Diocesar. 

 

Atualmente, a cidade conta com mais de 40 novas áreas destinadas aos loteamentos. No total, cerca de 60 mil imóveis, incluindo os localizados nos distritos, terão o cadastro atualizado. Essas informações serão usadas para definir os investimentos públicos que abrangem o saneamento básico, asfalto, iluminação pública, serviços de saúde, esporte e educação, entre outros. 

 

O diretor do Departamento de Arrecadação e Fiscalização, Luciano Silveira, esclarece que a atualização não implicará em aumento da tributação. “Nosso objetivo é organizar esses dados e planejar de modo adequado às intervenções para o desenvolvimento da cidade, trazendo maior equidade na avaliação dos valores das áreas urbanas. De qualquer modo, apesar da atualização, serão feitos ajustes para evitar que o cidadão seja onerado injustamente e de modo desproporcional”, declarou Luciano. 

 

A coleta dos dados será feita pela comissão composta por representantes das secretarias de Planejamento e Urbanismo, Habitação e Finanças. Também devem participar desse trabalho, membros da sociedade civil organizada pertencentes a UGAM, União Guarapuavana das Associações de Moradores, e integrantes dos cartórios de imóveis e do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná.