
Começa nesta segunda-feira (7) a VIII Semana do Meio Ambiente
07/06/2021
Com o tema “Ambiente e Educação: uma conexão essencial em contexto de crises”, a Semana do Meio Ambiente da Prefeitura de Guarapuava, em parceria com a Unicentro, chega a sua 8ª edição. Começa hoje e segue até a próxima quinta-feira. Serão promovidas palestras, oficinas e lançamentos de livros com o foco em Educação Ambiental. Na abertura do evento, será feito o lançamento do Projeto Coleta Solidária da Prefeitura Municipal. O evento será transmitido pelo YouTube, no canal da Prefeitura de Guarapuava.
“Esse evento tem o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a responsabilidade diante dos problemas ambientais. Hoje, Guarapuava é exemplo no Estado na questão dos resíduos sólidos, licenciamento, fiscalização e conservação ambiental. Eventos como esse só enriquecem ainda mais nosso trabalho em busca de mais melhoria para o município”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Celso Alves de Araújo.
A Sessão solene de abertura será às 19h e, em seguida, acontece a palestra de abertura que trata do tema “Educação Ambiental e Mudança Climática: uma reflexão necessária”, ministrada pela Dra. Jacqueline Carrilho Eichenberg.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas durante a transmissão do evento pelo próprio canal do Youtube da Prefeitura, através de formulário disponibilizados pela organização do evento.
Campanha de Lixo Eletrônico
Durante toda a semana os interessados devem levar seu lixo eletrônico até a empresa SUC-Ambiental – localizada na Avenida Vereador Serafim Ribas, 2882, Bairro Boqueirão. Ou diretamente na Cooperativa Reciclasol, localizada na Rua Vereador de Camargo Ribas, 266, Bairro Industrial.
Confira a programação completa:
07/06
19h – Sessão solene de abertura
19h30 – Palestra de Abertura
“Educação Ambiental e Mudança Climática: uma reflexão necessária”
– Dra. Jacqueline Carrilho Eichenberg – UFPR
08/06
14h – Oficina de Educomunicação
– Ma. Elisabete França – Faculdade Iguaçu
– Mediadora: Selba Regina Peres Lopes (Secretaria de Meio Ambiente de Guarapuava)
19h – Mesa redonda “Articulações entre CTSA e Educação Ambiental: Um olhar sobre a Pandemia”
Debatedores: Dra. Adriana Massaê Kataoka (PPGEN/Unicentro), Dra. Ana Tiyomi Obara (PCM/UEM) e Dr. Rodrigo de Souza Polleto (PPGEN/UENP).
Mediadora: Dra. Ana Lucia Suriani Affonso – PPGEN/Unicentro.
*09/06
14h – Palestra: Nós humanos, os animais e a crise ambiental.
– Dra. Adriana Ribeiro Ferreira Rodrigues – Doutora em ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL.
Mediadora: Maristela Procidonio Ferreira (SEMAG/Prefeitura de Guarapuava)
19h – Mostra de Produtos Educacionais com enfoque ambiental
Mediadoras: Dra. Simone Luccas (PPGEN/UENP) e Dra. Elisa Aguayo da Rosa (PPGEN/ Unicentro).
10/06
09h – Palestra “Abelhas, vespas e o uso de agrotóxicos: isso combina?”
-Dra. Maria Luiza Tunes Baschini (Unicentro)
Mediadora: Selba Regina Peres (SEMAG/ Prefeitura de Guarapuava)
19h – Lançamento de Livros
– Sincretismo, gratidão, tributo e conspiração pela vida na Terra
– O Fazer Educação Ambiental: Reflexões e Necessidades
– Natureza, linguagem e Racionalidade: Contribuições para uma hermenêutica ambiental
– Ensino como prática Investigativa: reflexões teóricas, metodológicas e didáticas. Vol. 1
– Ensino como prática Investigativa: reflexões teóricas, metodológicas e didáticas. Vol. 2
– Percepção Ambiental: Sincretismo, gratidão, tributo e conspiração pela vida na Terra