Notícias

Começa na próxima semana a programação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

12/05/2021

Na próxima terça (18), é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada pela lei 9.970/2000.

 

Diariamente crianças e adolescentes são expostas a esse tipo de violência. Dessa forma, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, incentiva em âmbito nacional, ações que visem alertar a sociedade sobre a prevenção desses abusos. Em Guarapuava, acontece um Webinario (um encontro virtual), nos dias 18 e 19 de maio. As inscrições podem ser feitas até segunda (17).

 

Esse tipo de violência pode ocorrer com crianças de todas as idades e classes sociais, sendo caracterizada como abuso e exploração sexual. No CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) de Guarapuava, de 2019 até março desse ano, foram atendidas 121 crianças que sofreram algum tipo de abuso ou violência.

 

Como denunciar :

Denúncias podem ser feitas através do Disque 100 (Disque Direitos Humanos), que funciona 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. Atendendo também pelo WhatsApp pelo número (61) 99656-5008. Outros meios que podem receber denúncias: 190 da Policia Militar e o 191 da Policia Rodoviária Federal. O sigilo é garantido e as ligações podem ser realizadas através de telefones fixos e celulares.