Notícias

COMDICA promove curso de Capacitação para a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Guarapuava

21/08/2023

Capacitação ocorre ao longo da semana com o objetivo principal de habilitar servidores em escuta especializada.

 

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) deu início nesta segunda-feira (21) ao curso de Capacitação à Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Guarapuava, que tem como foco a implantação do serviço de escuta especializada na cidade.

 

 A cerimônia de abertura foi apresentada pela diretora do Conselho Tiene Milca de Almeida Duarte.  Estavam presentes a juíza Carmem Zolandeck Mondin, a promotora de justiça, Wilma Leiko Kato, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Luiza Lodi, a secretária de Saúde, Chayane Andrade, e o secretário de Educação Paulo de Almeida. 

 

“Durante esse período, vocês terão a oportunidade de aprofundar os conhecimentos, trocar experiências e adquirir novas ferramentas que permitirão que vocês contribuam de maneira significativa para o crescimento saudável dessa geração. Temos o compromisso de proporcionar às crianças e adolescentes, ambientes seguros e confiáveis. Esse é o alicerce dessa capacitação. Esta jornada nos desafiará a refletir sobre práticas eficazes, a examinar abordagens inovadoras e a trabalhar de forma coletiva para proteger de forma integral as crianças e adolescentes”, pontuou a juíza Carmem Mondin

 

A Lei Municipal de N° 3462/2023 foi aprovada e sancionada em junho deste ano, e institui no município de Guarapuava o procedimento de Escuta Especializada de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. Com isso, cria-se o Núcleo Municipal de Escuta Especializada vinculado ao COMDICA, à Divisão da Rede Municipal de Proteção às Crianças e Adolescentes, além de estabelecer outras providências.

 

“É essencial para que essa vítima ou até mesmo testemunha possam ser atendidas com qualidade e dignidade pelos órgãos do requerido sistema. Nesta quadra, portanto, impõe-se um desafio ao poder público de comandar e articular uma ação conjunta de todos os órgãos envolvidos no cuidado e no acolhimento dessas crianças e adolescentes. Para garantir que o sistema não crie um recomeço que leve ao retorno, à revitimização”, comentou a promotora de justiça da 6ª promotoria, Wilma Leiko Kato.

 

O secretário de Educação, Pablo de Almeida, falou sobre a importância da implantação do sistema de escuta especializada para os jovens da cidade. “Nós temos o dever de instituir essa escuta especializada em prol das nossas crianças e dos nossos adolescentes. Somente a rede municipal de educação atende diretamente 19 mil crianças de Guarapuava, e nós temos ainda, infelizmente, todos os tipos de violência. Então, sem dúvida alguma, com a união de esforços das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, faremos um grande trabalho”

 

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Luiza Lodi, também exaltou a importância de as três secretarias agirem em conjunto para o sucesso do projeto. “Eu estou em Guarapuava há 10 anos e acredito que seja a primeira vez que reunimos trezentos servidores atuantes na rede no mesmo momento para pensar a área da infância e da adolescência. Isso me orgulha muito”, acrescentou.

 

O curso de capacitação ocorrerá durante esta semana, na Faculdade Guarapuava, e é de extrema importância para que os servidores sejam habilitados para trabalhar no Núcleo de Escuta Especializada, visando a proteção de crianças e adolescentes do município. A capacitação será conduzida pela promotora de justiça Tarcila Santos Teixeira, que atualmente está à frente da 1ª Promotoria de Infrações Penais contra Crianças, Adolescentes e Idosos do Foro Central da Comarca de Curitiba.