Notícias

COMDICA abre inscrições para a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Guarapuava

17/10/2022

Estão abertas as inscrições para a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Guarapuava, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA). O evento tem como tema central, “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de COVID-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. 

 

“O objetivo da conferência é mobilizar os integrantes do sistema de garantia de direitos das crianças, adolescentes e a sociedade para reflexão e avaliação dos reflexos da pandemia da COVID-19, para a construção de propostas de ações e políticas públicas, que garantam seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandêmico”, destaca a secretária executiva dos Conselhos, Jeane Ramos Silvério Garcia.

 

A conferência tem objetivo de debater e avaliar as políticas públicas relacionadas à proteção, defesa e controle social dos direitos da criança e do adolescente no município. Entre os eixos de discussão deste ano, estão: 

 

I- Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia; 

II- Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia da COVID-19; 

III- Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia;

IV- Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico; 

V- Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes durante e pós-pandemia da COVID-19.

 

E, para enfatizar a participação de crianças e adolescentes no processo das conferências, estão sendo realizadas as conferências livres, nos bairros e distritos, com foco de ampliar as discussões referentes ao tema da conferência. 

 

A IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Guarapuava será presencial e com certificado de participação.  As inscrições podem ser realizadas até a próxima segunda-feira (24), pelo formulário AQUI

 

Serviço

 

Data: Quarta-feira (26/10)

Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h

Local: Auditório Francisco Contini – Campus Santa Cruz – UNICENTRO