Notícias

COMBATE À DENGUE: CMEI Vila Bela realiza teatro sobre medidas de prevenção ao mosquito

18/11/2022

A forma diferente de ensinar é importante para as crianças dessa idade compreenderem melhor o assunto. A ação faz parte da Semana de Mobilização Contra a Dengue.

 

Nesta sexta-feira (18), o dia para as crianças do CMEI Vila Bela foi recheado de brincadeira e aprendizado. As professoras da unidade de ensino realizaram um teatro sobre o combate à dengue para as mais de 100 crianças de 6 meses a 3 anos, do berçário ao infantil III. A atividade faz parte das ações da Semana de Mobilização Contra à Dengue, que ocorreu por meio da parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação.

 

“Sem dúvida o ambiente escolar propicia uma experiência reflexiva, o que propicia esse processo de mudança comportamental. Muito obrigada aos coordenadores, professores, educadores e demais servidores que trabalharam na Semana de Mobilização Contra a Dengue, utilizando de estratégias lúdicas como jogos, música, paródias e teatralização na prevenção e controle do Aedes aegypti”, destaca a chefe da Divisão de Vigilância Ambiental, Suzana de Souza.

 

A forma diferente de ensinar é importante para as crianças dessa idade compreenderem melhor o assunto, como explica a professora Patrícia Silva, uma das personagens no teatro.

 

“A atividade lúdica em si, traz um diferencial para as crianças. Elas aprendem melhor vendo o teatro e participando, elas assimilam com mais facilidade o que é proposto. Então, a gente tenta aqui no CMEI trabalhar dessa forma, sempre fazendo teatro, mostrando para as crianças, para fluir a imaginação delas”, comentou Patrícia.

 

Na apresentação realizada, muitas crianças interagiram com as perguntas das professoras e mostraram que estão prontas para combater a dengue com suas famílias. A diretora do CMEI Vila Bela, Mari Rosana Barbosa, contou que o objetivo do projeto com os teatros é justamente esse, que as crianças estejam atentas e envolvidas com a prevenção da doença.

 

“Através do teatro, onde as professoras envolvidas estão apresentando para todas as turmas do CMEI, demonstramos como realizar a limpeza para não deixar água parada, a importância de sempre estar prevenindo e olhando todos os lugares que podem ser foco do mosquito, para as crianças aprenderem e levarem para casa esse conhecimento que ajuda no cuidado com a doença”, explicou a diretora.

 

Lembrando que neste sábado, 19 de novembro, é o “Dia D” de Combate à Dengue. A equipe da Vigilância Epidemiológica em Saúde estará na sede do grupo Escoteiro Guara Puava, às 14h30 e após a fala da equipe, casas próximas da sede do grupo de escoteiros serão visitadas.