Com retificação do rio Cascavelzinho, Prefeitura conclui mais uma etapa da reurbanização do Jardim das Américas

19/03/2015

Mais uma etapa no processo de urbanização da avenida Cascavel, no Jardim das Américas, foi concluída na tarde desta quinta-feira (19). A Surg fez a retificação do rio Cascavelzinho. No início do mês, o curso normal havia sido desviado para dar continuidade às obras que a atual administração municipal está realizando no local. A antiga ponte de madeira foi substituída por bueiros celulares. Foram instaladas 130 peças de bueiros celulares, formando quatro túneis. “A cada etapa concluída desta obra, vemos mudar a realidade dessa região. Fizemos o desassoreamento do rio, elevamos a pista em dois metros, instalamos os bueiros celulares e, muito em breve, finalizaremos a pavimentação, calçadas e a nova iluminação”, garante o prefeito Cesar Silvestri Filho, destacando que as famílias não serão mais prejudicadas pelos alagamentos na região.

Segundo o presidente da Surg, Fernando Damiani, apenas a aquisição e a colocação dos bueiros custaram R$ 270 mil. “Na história de Guarapuava, nenhum prefeito teve a audácia de enfrentar uma obra assim, por causa da topografia do local e o alto custo, porém é um perimetral extremamente importante para o desenvolvimento da cidade, ligando o Batel, Jardim das Américas e Paz e Bem ao Centro”, informa. O serviço chamou a atenção de moradores das proximidades. Mariano Guedes dos Santos, 72 anos, também acompanhou o trabalho. Ficou admirado ao ver a água voltar ao curso normal. “Moro no Jardim das Américas há 15 anos e nunca tinha visto uma obra deste tamanho. Chega de preocupação com enchente. É uma obra para a história de Guarapuava”, diz o aposentado.