Com projeto audacioso e inovador, prefeitura de Guarapuava apresenta nova Rua XV de novembro para lojistas e moradores

09/09/2022

Um projeto pautado na inovação, tendo como foco a urbanização, mobilidade e acessibilidade, o novo calçadão da Rua XV de Novembro, propõe criar um espaço de desenvolvimento econômico, lazer, turismo e qualidade de vida para a população. Na noite desta quinta-feira (08), no Teatro Municipal Marina Karam Primak, a prefeitura de Guarapuava, por meio do Centro de Planejamento Urbano e Habitacional de Guarapuava (CEPLUHG), reuniu lojistas, moradores e a comunidade para apresentar o projeto de revitalização de uma das principais vias de comércio da cidade.

“Nós queremos ouvir as pessoas, as entidades e todos da comunidade para construirmos uma cidade ainda melhor. É um novo momento que nós vivemos. Temos feito uma política realmente de pacificação e da união principalmente dos grupos políticos para podermos dar retorno para a sociedade. Um exemplo disso, são os grandes projetos que estão sendo apresentados e construídos com a sociedade”, destaca o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

O projeto de revitalização do novo calçadão da XV, prevê a construção de tubulação subterrânea que vai comportar os fios de energia, internet, TV a cabo, eliminando a necessidade de postes para esse fim. Além da padronização de mobiliários por toda a extensão da via, floreiras, bancos, lixeiras, arborização com novas árvores em fase adulta, a construção de quiosques, entre outros importantes detalhes.

É um momento muito interessante para que fizéssemos esse projeto da revitalização, um momento em que a gente quer trazer de volta toda aquela pujança do centro comercial de Guarapuava, que é a Rua XV de Novembro, que tem um apelo muito turístico. Então, queremos também que as pessoas cheguem em Guarapuava, visitem a cidade e possam passear no nosso calçadão”, explicou o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu Rosa de Souza.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), Claudinei Pereira, a apresentação do projeto para a comunidade que será impactada diretamente pela obra, se faz importante no que diz respeito à participação, diálogo e análise das ações que serão executadas.

“Fica aqui os parabéns a toda administração. Temos percebido um grande esforço em se tratando de proximidade. Hoje, podemos dizer que temos um desse projeto que, na minha concepção, é maravilhoso. Claro que como todo projeto, como toda mudança, ele gera desconforto, ele gera algum tipo de problema para alguns, mas não temos dúvidas de que precisamos disso para o futuro. Quero agradecer à prefeitura por esse cuidado com o empresariado, por chamar todos à discussão, para poder analisar e propor.  Passamos por um período difícil no comércio, mas eu não tenho dúvida de que esse projeto vai trazer muitos benefícios”, enfatizou.

Estiveram presentes na ocasião, secretários e secretárias municipais, vereadores e vereadoras, servidores públicos, moradores e comerciantes, autoridades civis e militares. Além da equipe de engenheiros, arquitetos e estagiários do CEPLUHG.