Com Programa Jogue Certo, Prefeitura contribui com o aumento de renda dos operadores ecológicos em Guarapuava

05/05/2015

Desde 2013 a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Meio Ambiente vêm desenvolvendo inúmeros projetos sobre a conscientização ambiental com a separação do lixo e reciclagem. Ações que têm mudado a vida de muitos guarapuavanos. “Com a implantação do Programa Jogue Certo, cerca de 30 famílias já tiveram aumento de sua renda mensal, além disso, agora a população faz a separação do lixo porque sabe que os caminhões da coleta seletiva vão recolher os recicláveis”, conta o gerente administrativo da Reciclasol, Luiz Fernando Rosa.

O lixo é um dos pontos principais de cuidado quando se pensa em sustentabilidade ambiental. Hoje, em Guarapuava, são recolhidas cerca de 400 toneladas de materiais reciclados, por mês. “Todo esse reciclável que é recolhido hoje em Guarapuava gera renda para os cerca de 460 operadores ecológicos cadastrados”, explica a coordenadora do projeto, Aquecir Cardoso.

“Nasci aqui na Colônia e há oito anos trabalho com a coleta de reciclados. Antes, a gente tinha que percorrer o distrito, com sol ou com chuva, puxando peso no carrinho para coletar os materiais, mas agora, que entrei na associação, recebemos orientações da Reciclasol e separamos certinho todos os tipos de plástico, pela cor também. Antes a gente não separava os copinhos, agora sei que posso vendê-los também aumentando minha renda”, comenta a operadora Elenir Aparecida dos Santos, de 50 anos.

O Programa Jogue Certo conta com o apoio de três caminhões de coleta seletiva que hoje, conseguem atender cerca de 50% da população de Guarapuava, além do distrito de Entre Rios, mas a população do interior também é assistida. Quando há um grande montante de reciclados, os moradores do cinturão verde de Guarapuava nos enviam uma solicitação para recolhimento e um caminhão vai até as comunidades fazer a coleta”, completa Aquecir.

Mantido pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente, o Jogue Certo também conta com a parceria da Reciclasol (Cooperativa dos Operadores Ecológicos de Guarapuava). “Além de colaborar com o meio ambiente, nosso principal objetivo é aliviar o aterro sanitário municipal. Com a coleta seletiva, muitos materiais são reciclados e geram renda para os operadores”, comenta Luiz Fernando ao lembrar que, “desde o início do projeto, um espaço de, no mínimo 1.500 m³, que seriam destinados para alocar 30 toneladas de vidro no aterro foi poupado”.

De acordo com a coordenadora do projeto, antes de implantar o programa, agentes ecológicos da Secretaria de Meio Ambiente fazem um trabalho prévio de conscientização com a população do bairro. “Somente na Vila Carli visitamos mais de mil casas, individualmente. Explicando para a população como deve ser feita a separação dos resíduos sólidos”. O próximo bairro que terá coleta seletiva em Guarapuava será o Vila Bela. “Aos poucos estamos ampliando a coleta seletiva no município, porém, nos locais onde o caminhão não passa, a população deve continuar entregando o material reciclável aos operadores ecológicos”, explica. A meta é ampliar a rede para a totalidade urbana de Guarapuava. “Aos poucos, a população está aprendendo a separar seu lixo. Sentimos isso na quantidade de material que chega aqui nos caminhões”, comemora a operadora Ereni de Jesus Lopes dos Santos, 54 anos, que trabalha há 12 com reciclagem.

A tabela com horários e locais de coleta pode ser acessada no site da Prefeitura de Guarapuava pelo link Cidadão – Coleta Seletiva.