Notícias

Com previsão de fortes chuvas, Defesa Civil monitora áreas de risco em Guarapuava

20/11/2015

Desde as 22h desta quinta-feira (19), a equipe da Defesa Civil de Guarapuava realiza um monitoramento ininterrupto em vários bairros e vilas da cidade. Vila Concórdia no bairro Boqueirão, Vila Bela e São Vicente, além do Residencial 2000, são alguns dos locais que estão sendo monitorados pela coordenadoria. “Com o alerta de grande volume de chuvas e ventos fortes em outras cidades região, nossa equipe também se preparou para realizar um monitoramento nos bairros que têm casas próximas a rios, riachos e córregos, onde também orientamos os moradores. Felizmente nenhum caso de alagamento foi registrado”, comenta a coordenadora da Defesa Civil, Roseli Haick Vitorassi.

A Defesa Civil continua em alerta e em casos de emergência, o telefone para contato é o 193.

Obras da Prefeitura de Guarapuava reduzem possíveis alagamentos

Durante as visitas de monitoramento da Defesa Civil na Vila Concórdia, prolongamento da XV de Novembro, Vila São Vicente, Vila Bela, Residencial 2000, além das proximidades do Arroio do Engenho e Jardim das Américas, foi constatado que as obras da Prefeitura de Guarapuava para evitar novos alagamentos já surtiram efeitos em vários bairros da cidade.

Orientações da Defesa Civil

Para prevenir possíveis desastres, a Defesa Civil já se antecipou e está percorrendo os bairros orientando a população para:

– Guardar os documentos em sacos plásticos e em locais de fácil acesso;

– Ao sair de casa, desligue a chave geral de eletricidade e feche o registro de gás e de água, desligue os eletrônicos da tomada;

– Lembrar-se de soltar os animais de estimação;

– Deixar eletrodomésticos e móveis em locais seguros;

– Mantenha produtos de limpeza, alimentos e objetos de valor fora do alcance das águas;

– Não coloque na rua sacos de lixo, entulhos e galhos;

– Evite contato direto com água e lama da inundação. Use luvas e botas;

– Beba apenas água filtrada e fervida;

– Se faltar energia evite o uso de velas, tenha uma lanterna sempre à mão, lembre-se que o celular pode iluminar áreas pequenas se for necessário;

– Solicite ajuda diante deste quadro à Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros.

ORIENTAÇÕES E EMERGÊNCIAS (24 Horas)

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros: 193

Polícia Militar: 190

SAMU: 192