Com o projeto Mulheres do Paiol, Secretaria da Mulher leva aprendizado e melhorias à comunidade quilombola

27/06/2015

Para incentivar as potencialidades das quilombolas e aproximá-las das políticas públicas, a Secretaria de Políticas para as Mulheres  iniciou nesta sexta-feira (26), no salão comunitário da Invernada Paiol de Telha,  o projeto ” Mulheres do Paiol”. Uma vez por mês, a equipe da Secretaria e parceiros, do curso de psicologia da Faculdade Campo Real e assessores da vereadora Nerci Guiné, irão até a invernada, na localidade de Paiol das Telhas, para desenvolver ações. “Há mais de três meses estamos trabalhando juntos nesse projeto. Nos reunimos com as mulheres do Paiol de Telhas e elas nos disseram quais eram as suas necessidades, sobre o que gostariam de conversar e trocar saberes”, explica a vice-prefeita e secretária de Políticas para as Mulheres, Eva Schran.

O projeto vai abordar temas como coleta do lixo e reciclagem, prática de exercícios físicos, alimentação saudável, saúde da mulher, gravidez precoce, cuidados com a saúde do bebê, direitos da produtora rural, auto estima, direitos da mulher, entre outros. “Definido o programa, nós conseguimos fazer uma aproximação das quilombolas com as diversas políticas públicas oferecidas pelo município”, explica a vice-prefeita.

No primeiro encontro, as quilombolas fizeram exercícios aeróbicos de zumba e participaram da oficina de reaproveitamento de alimentos, colocando em prática receitas como do bolo de batata doce sem trigo, cri-cri de casca de laranja, pudim de mandioca, farofa de talos e casca de banana e sucos de casca de laranja e semente e bagaço de abóbora. “Foi tão bom aprender essas receitas, ajudar a cozinhar e ainda fazer os exercícios. Estamos felizes porque se lembraram de nós e nos incluíram em seus projetos”, comemora a quilombola Rosa de Moraes Camargo.

Ainda de acordo com Eva Schran, a oficina de reaproveitamento de alimentos foi uma sugestão das próprias quilombolas para que pudessem trabalhar aproveitamento ao máximo os alimentos, evitando assim o descarte do que ainda pode ser aproveitado. “Nesse sentido, elas também solicitaram que a coleta do lixo passasse pela invernada, o que foi prontamente atendido pela Surg”.

Para a quilombola Rosa de Moraes Camargo, a presença da Secretaria das Mulheres na comunidade já está surtindo os primeiros resultados. “Estamos há mais de dezesseis anos aqui na invernada e a coleta do lixo nunca passou por aqui e agora o pessoal da Surg já veio nos contar que teremos quatro pontos de coleto de lixo”, comemora a moradora.