Com incentivo e investimentos, Prefeitura de Guarapuava muda realidade do cenário esportivo municipal

01/06/2015

Seja na organização de campeonatos ou no suporte em eventos esportivos, Guarapuava ganha cada vez mais espaço no cenário estadual e nacional. O reflexo está nos resultados positivos alcançados devido aos investimentos da atual administração municipal que são vistos em diversas obras. A quadra do Ginásio Joaquim Prestes, por exemplo, recebeu uma estrutura de polipropileno, chegando ao padrão da Liga Nacional de Futsal. No Ginásio Santa Terezinha e na Praça da Ucrânia, também é possível ver a diferença. São revitalizações que beneficiam a comunidade. “Investimentos na prática esportiva mostram nossa preocupação com a qualidade de vida e a formação dos cidadãos guarapuavanos. Nossa população é muito envolvida com os acontecimentos, por isso incentivamos a prática de atividades esportivas e de lazer em nossa cidade”, afirma o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Na área de organização, Guarapuava é referência. O município é palco de vários eventos, como os campeonatos de skate, motocross, drift trike, rugby, além de jogos da Liga Nacional de Futsal e atividades escolares. Na última semana, por exemplo, Guarapuava sediou a fase regional dos Jogos Escolares do Paraná, que reuniu 950 pessoas entre atletas e professores da cidade e de outros sete municípios. Em comum, essas competições têm a grande participação da população. Seja torcendo ou competindo. Nas corridas de rua organizadas pela Secretaria de Esportes, os atletas profissionais e amadores mostram muita disposição. “Agora, com a Secretaria de Esportes e toda Prefeitura, temos total apoio nos eventos. Isso agrega muito valor ao cenário esportivo guarapuavano, o que reflete no aumento do número de participantes”, enaltece o aposentado José Campos, 67 anos, que sempre participa das corridas.

Outro investimento de destaque é a reforma do Aquacentro, onde já estão sendo realizadas competições o que incentiva a prática da natação, além de outras atividades como hidroginástica e pilates. O Campeonato Amador de Futebol também movimenta o cenário esportivo. “Desde o início da atual gestão, o esporte está sendo valorizado de verdade na cidade. São vários projetos existentes e trabalhamos para incentivar desde cedo o gosto pelo esporte. Guarapuava está presente em competições regionais, estaduais e nacionais, em várias modalidades”, afirma o Secretário de Esportes, Celso Góes.

Com apoio da Prefeitura, o CAD (Clube Atlético Desportivo) leva o nome de Guarapuava por todo o Brasil. Disputando a Liga Nacional de Futsal desde 2013, a equipe tem um excelente retrospecto. No ano passado, com um estilo de jogo ofensivo, o time surpreendeu e garantiu seu lugar entre as oito melhores do Brasil. Para fechar com chave de ouro, conquistou seu segundo título no Campeonato Paranaense. “Recebemos todo o apoio do prefeito Cesar Silvestri Filho e do secretário de Esportes, Celso Góes. Essa parceria é muito importante e isso torna nossa conquista ainda mais valorizada”, destaca o supervisor do CAD, José Valter Liberato.