Com apoio da Prefeitura, Dia do Sim uniu mais de 700 casais em Guarapuava

06/12/2014

Neste sábado (06), o ginásio do Sesi em Guarapuava foi palco para a cerimônia do casamento civil comunitário que uniu mais 700 casais em uma parceria da Prefeitura de Guarapuava, com o Sesc, Sesi, igrejas católicas e evangélicas do município, cartórios de Guarapuava e Irpem (Instituto de Registros Civis das Pessoas Naturais do Paraná). O prefeito Cesar Silvestri Filho, que estave presente no evento, ressaltou a importância de apoiar o “Dia do Sim”. “Esse evento, é a oportunidade que temos para que os cidadãos tenham seus direitos assegurados, inclusive o da união civil. E o que nos faz tratar o “Dia do Sim” com carinho e dedicação especiais é porque acreditamos que a célula principal que forma nossa sociedade é a família, nós acreditamos na instituição familiar porque as famílias vão bem, nossa sociedade também vai”, comentou o prefeito.

Com o ginásio totalmente lotado, os casais que estavam com os documentos devidamente regularizados em cartório e compartilhavam da vontade de casar, puderam realizar seu sonho, com acompanhamento de parentes e amigos. ”Eu e meu marido já pensávamos em casar, agora tivemos a oportunidade, está sendo muito especial pra mim, vai ser um dia inesquecível”, conta Jaqueline Rosa, 34 anos, que fez questão de ir vestida de noiva e levar até mesmo o buquê de rosas. Após os procedimentos legais da justiça e a confirmação da plena vontade dos noivos, as Certidões de Casamento foram entregue aos casais. “Sei que a maioria dos noivos que estão hoje aqui já moram juntos como marido e mulher, e muitos até já têm filhos. O que constitui como União Estável, com compromissos perante a Lei. Este evento aqui só serve para legalizar a situação de todos, além de proporcionar um momento especial na vida de vocês como casal, um passo em direção ao futuro juntos. Desejo que vocês que continuem valorizando a família através da união e da paz”,  disse Clair Stürmer, uma das idealizadoras do evento.

O projeto da Secretaria de Assistência Social, Arte e Farinha, ofereceu bolo e refrigerante aos recém-casados e seus familiares após a cerimônia, como forma de comemoração. O padre Ari Marcos também estava presente e deu a benção aos noivos. “É uma alegria poder compartilhar de um momento como esse. A união representa a vontade de crescer em família e essa relação sempre teve grande importância no desenvolvimento da sociedade. O núcleo familiar, pais e filhos, são responsáveis pela forma de construirmos um mundo melhor no futuro”, comentou o padre Ari Marcos, ao dar a benção aos casais.