Notícias

Com 30% das obras concluídas, Casa da Mulher Brasileira em Guarapuava avança para nova fase

11/09/2023

A cidade de Guarapuava será a segunda no Paraná a receber o espaço.

 

As obras da Casa da Mulher Brasileira avançaram etapas. Com a fundação concluída, 30% da estrutura realizada e 60% da alvenaria já executada, o trabalho passa por uma evolução física de 20%.

 

Atualmente as obras estão na fase de montagem das lajes para então serem realizadas as concretagens. A conclusão da obra está prevista para o primeiro semestre de 2024.

 

A Casa da Mulher Brasileira é um centro de atendimento humanizado e especializado no suporte à mulher em situação de violência doméstica, reunindo em um mesmo espaço, apoio jurídico, social e psicológico.

 

Em Guarapuava a estrutura da casa foi adaptada ao número de habitantes, sendo aqui construída a de Tipologia III. Para essa tipologia, além do atendimento jurídico, social e psicológico, o espaço contará com segurança pública presente, podendo ser da Delegacia da Mulher ou da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar, a critério do Governo do Estado. O objetivo da Casa da Mulher Brasileira é integrar os serviços da Rede de Enfrentamento à violência contra as Mulheres em um só local, evitando, portanto, a revitimização e garantindo um atendimento integral.

 

“A construção da Casa da Mulher Brasileira de Guarapuava é um sonho que está saindo do papel. É um importante equipamento que vem fortalecer ainda mais o atendimento às mulheres em situação de violência, rumo ao feminicídio zero”, comenta a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran

 

Além da Segurança Pública, podem se integrar à Casa o Poder Judiciário, a Defensoria Pública e o Núcleo Maria da Penha (NUMAPE) com agendamentos e dias específicos de atendimento. O funcionamento de todos os serviços será definido em um Termo de Cooperação Técnica entre prefeitura de Guarapuava, Ministério da Mulher do Governo Federal, Governo do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública.

 

O custo total da obra é de R$ 1 milhão e 530 mil reais. A empresa responsável pela construção é a Hammer Engenharia e Construções. 

 

A CMB de Guarapuava, será junto à Praça Santa Terezinha. O espaço funcionará para o acolhimento humanizado e de assistência às mulheres que sofreram algum tipo de violência. Também proporcionará serviços especializados a fim de empoderar e possibilitar a independência econômica das usuárias, com cursos profissionalizantes e feiras para comercialização de produtos artesanais e culinários.