Notícias

COLETIVA DE IMPRENSA COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE E COMUNICAÇÃO EXPLICA A ATUAL SITUAÇÃO DO COVID-19 EM GUARAPUAVA

02/06/2021

Durante a coletiva que aconteceu na tarde dessa quarta-feira (02), no Paço Municipal, o secretário da saúde Jonilson Pires, lembrou mais uma vez o momento grave que vive a saúde do município – com a alta nos casos e falta de leitos nas UTIs . Por isso Dr. Jonílson  explicou como será o comportamento da saúde de Guarapuava de agora em diante.

 

Foi anunciado a implantação de um sistema de bandeiramento que ainda está sendo elaborado pelo prefeito Celso Góes, especialistas da área de saúde, secretários municipais e comunidade. O modelo guarapuavano é diferente do usado por outros municípios.

 

São 5 cores que vão determinar o comportamento do município, em relação à  pandemia no município. Todas as decisões serão fundamentadas no quadro epidemiológico, explicou Dr Jonilson. As cores que determinam alertas diferentes como o verde com risco muito baixo, amarelo baixo, laranja moderado, vermelho risco alto e roxo para muito alto, as cores serão setorizadas por cada atividade produtiva.

 

O secretário reforçou, que a melhor forma de combater o vírus é continuar seguindo as restrições impostas pelo atual decreto epidemiológico e continuar vacinando o maior numero de possível de pessoas .

 

Nos últimos 7 dias, houve uma redução de 46% no numero de óbitos e de 16% dos casos no município, hoje, a média móvel de óbitos é de 3,71.

 

Na ocasião, o secretário de Comunicação, Leonardo Rauen, também apresentou como será feita a comunicação e divulgação do sistema de bandeiramento para a população.