Notícias

CMAS realiza a primeira reunião descentralizada com intuito de se aproximar dos usuários da assistência social

22/06/2022

Nesta terça-feira (21), ocorreu na sede da Associação Guarapuavana Mundo Azul (AGMA), a primeira reunião descentralizada e ampliada do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Guarapuava. Com a ação, o órgão vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS)  visa a aproximação dos usuários da política de assistência social, incentivando a participação da sociedade civil. 

 

“Essa é a primeira reunião neste formato. Queremos contar cada vez mais com a participação da sociedade nas discussões que influenciam o nosso cotidiano. Os conselhos são espaços democráticos e abertos para discussão. E a ação do CMAS aproxima os conselheiros e participantes do órgão do público em que cada entidade atende e está inserida”, destaca a secretária executiva dos Conselhos, Jeane Ramos Silvério Garcia. 

 

Os conselhos são o principal canal de participação popular onde estão as três instâncias de governo (federal, estadual e municipal). Fazem parte dos órgãos, representantes do Poder Público e de organizações não governamentais, ligadas à defesa de direitos. Os conselheiros compõem as comissões de análise de documentos e visitas institucionais, financiamento e controle social do Programa Auxílio Brasil.

 

As reuniões neste formato ocorrem a cada três meses em uma entidade socioassistencial do município,  inscrita no Conselho ou nos equipamentos da assistência, como o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).