Notícias

Clínica da Mulher restringe atendimentos durante a pandemia

17/06/2020

Para zelar pela segurança dos guarapuavanos, a Secretaria Municipal de Saúde têm seguido rigorosamente as recomendações do Ministério da Saúde para atendimentos e serviços em meio a pandemia. Uma das determinações adotadas trata dos atendimentos ginecológicos feitos na Clínica da Mulher, que estabelece que consultas e coleta de preventivos eletivos, ou seja, aquelas agendadas antecipadamente, estão suspensas temporariamente para evitar aglomerações.

 

“Trabalhamos alinhados com as recomendações nacionais do Ministério da Saúde. É importante frisar que devido a pandemia o número de médicos está reduzido e, conseqüentemente, as consultas também estão. Atuamos para oferecer o melhor atendimento para a população, cientes de que nesse momento precisamos olhar com mais cautela para cada situação”, explicou a diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Maria Thereza Massoqueti.

 

Durante a pandemia, a Clínica da Mulher atende gestantes de alto risco ou com intercorrências obstétricas, urgências ginecológicas encaminhadas pelas UBS (Unidades Básicas de Saúde), gestantes e recém-nascidos com cardiopatia. Seguindo o protocolo de segurança, todas as consultas são agendadas previamente e são feitas com intervalos maiores entre os atendimentos.

 

Quanto ao monitoramento durante a gestação e no período pós-parto, o serviço continua intensamente para todo o município. As gestantes e recém-nascidos seguem sendo contatados via telefone pela equipe do Centro de Saúde da Mulher, que avalia constantemente o quadro de saúde de ambos.

 

As visitas domiciliares para monitorar crianças menores de um ano também continuam normalmente. Quanto ao atendimento (puericultura) às crianças menores de seis meses há agendamento mensal. Para crianças que possuem entre seis meses e um ano de idade, as consultas são agendadas a cada dois meses.

 

No caso de crianças avaliadas como alto risco, além do acompanhamento da UBS de referência, também ocorre a avaliação pelo médico pediatra do Centro de Saúde da Mulher, MAAC (Modelo de Atenção às Condições Crônicas) e Cisgap, com agendamento prévio. Ressalta-se ainda que todas as crianças são monitoradas através dos ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e/ou equipe multiprofissional.