Notícias

CHUVAS – Equipes municipais e da Defesa Civil organizam próximas ações

30/05/2019

Durante a manhã desta quinta-feira (30), representantes das secretarias municipais, Defesa Civil, Corpos de Bombeiros, Sanepar e Surg se reuniram para avaliar o atendimento prestado às famílias durante o temporal nesta madrugada, pautando ponto a ponto os locais atingidos, e definir as próximas ações, pois estão previstos 150 milímetros de chuva até domingo (02).

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro, cerca de 800 pessoas tiveram as residências atingidas pela chuva. Todas foram atendidas durante a madrugada, recebendo auxílio e materiais. “Essa reunião é para debater sobre os lugares atingidos, definindo onde e qual o tipo de trabalho que será realizado. Nossa equipe continua nas ruas, realizando a limpeza pesada junto à Assistência Social, que está dando apoio e atenção a essas famílias”, destacou.

Segundo o vice-prefeito, o trabalho de desassoreamento ajudou a reduzir os danos, porém os alagamentos em diversos pontos da cidade tiveram a contribuição da enorme quantidade de lixo que entope os bueiros. “Vou fazer um apelo para população para não jogar lixo nas ruas, materiais no fundo do quintal do seu terreno, porque essa sujeira pesada acaba entupindo a boca de lobo e acontece o afunilamento e a tendência dessa água é vir pra cima do asfalto e invadindo a casa”.

Durante a madrugada, as equipes da Defesa Civil, Bombeiros e secretarias municipais atenderam diversos locais, entre eles Jardim das Américas, São Vicente, Vila Bela, Vila Carli, Concórdia, Santa Cruz e Boqueirão, o mais atingido pelo forte temporal, num total de 200 casas. As famílias receberam toda assistência e materiais necessários. “As famílias que precisaram foram encaminhadas para casa de parentes e amigos. Não há registro de desabrigados, porém, como ainda há previsão de chuvas, montamos um esquema para transferir quem precisar para escolas, prioritariamente, e ginásios, se também for necessário”, destacou a assistente social responsável pelo SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), Ieda de Almeida.

Durante o temporal, no bairro Santana, um muro que também era parede de uma casa foi arrastado pela água acumulada. Um bebê de 8 meses morreu. “A força da água empurrou o berço atingindo a criança. Ali foi um problema estrutural da construção”, disse o sargento do Corpo de Bombeiros, Edenilson Espínola.

Durante a manhã, as equipes da Surg e Secretaria de Obras estavam realizando o trabalho de limpeza, no Centro e nos bairros. Além de retirar o lixo e areia espalhados, a prioridade é desentupir os bueiros. Esse é um trabalho de limpeza pesada e manutenção, fundamental para os próximos dias. “A Defesa Civil continua em alerta e em casos de emergência, o telefone para contato é o 193”, afirmou a coordenadora da Defesa Civil, Roseli Haick Vitorassi.

 

Doação de materiais de limpeza e higiene

Quem quiser ajudar às famílias pode doar materiais de limpeza e higiene. A entrega pode ser feita na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, sendo nesta quinta-feira (30) até às 18h; e sexta entre 8 e 17h30.