Notícias

Chega ao fim a programação da VIII Semana do Meio Ambiente em Guarapuava

11/06/2021

A programação de encerramento da 8ª edição da Semana do Meio Ambiente, começou pela manhã, com a palestra “Abelhas, vespas e o uso de agrotóxicos: isso combina?”.

 

A palestra mediada pela responsável do Departamento de Projetos Ambientais, Selba Regina Peres, que recebeu a Dra. Maria Luiza Baschini, do laboratório de biologia e ecologia de vespas e abelhas, da Unicentro. a Dra. Maria Luiza fez um alerta para o elevado número de abelhas e vespas mortas no meio rural.

 

A Dra. Maria Luiza diz que os motivos do desaparecimento e morte de abelhas e vespas, são o desmatamento, uso de agrotóxicos e queimadas, o que provoca grande desordem nas colônias. Fato que ela considera alarmante, uma vez que tanto abelhas como vespas são essenciais para o equilíbrio do ecossistema. As abelhas são necessárias na polinização de plantas e as vespas cumprem outro papel também muito importante, exercendo um trabalho no controle biológico de insetos e pragas.

 

A professora finalizou afirmando que abelhas e vespas devem ser preservadas.  “Nós vivemos em um mundo em que todas as espécies estão conectadas em uma rede de interações. O nosso bem-estar físico e mental depende da forma como lidamos com o meio ambiente”.

 

 

Já à noite, as 19h, aconteceu o encerramento da programação com o lançamento de 5 livros, esse lançamento foi mediado pela professora Adriana Massaê Kataoka, doutora em Ecologia e Recursos Naturais, que recebeu alguns autores dos livros lançados.

 

Os livros são:

 

– “O Fazer Educação Ambiental: Reflexões e Necessidades” (apresentado pelo professor Daniel Mazurek)

– ”Natureza, linguagem e Racionalidade: Contribuições para uma hermenêutica” (por Jacqueline Carrilho Eichenberger);

– “Ensino como prática Investigativa: reflexões teóricas, metodológicas e didáticas. Vol. 1 e Vol. 2” (apresentado pela professora Simone Luccas)    – “Formados Pela Natureza: Pratica e reflexões Socioambientais Vol. 4 e Vol. 5” (que foi apresentado pela Selba Regina Peres Lopes, responsável pelo Departamento de Projetos Ambientais)

– “Percepção Ambiental: Sincretismo, gratidão, tributo e conspiração pela vida na Terra” (o último livro publicado pelo Professor Genebaldo Freire Dias). 

 

Para encerrar o evento, também foi feito um vídeo em homenagem ao Professor Genebaldo, doutor em ecologia e autor de diversos livros de referência nacional sobre a temática ambiental, incluindo o apresentado no evento. Na homenagem, feita pelo núcleo de Educação Ambiental da Unicentro junto a Secretária de Meio Ambiente, foi celebrada a carreira do professor, considerado pioneiro no ensino ecológico.

 

Mesmo com o fim da semana, as palestras e oficinas ainda estão disponíveis no canal do YouTube da Prefeitura de Guarapuava.