Notícias

Chá das Mulheres promove conscientização e cuidado da saúde feminina

01/06/2023

Com distribuição de diversos brindes, o evento apoiado pela Secretaria de Saúde do município levou dicas de prevenção de câncer de mama e colo de útero à comunidade do bairro Santana.

 

Na última quarta (31), a paróquia Sant’Ana, em Guarapuava, sediou o “Chá das Mulheres”, evento promovido pela UBS Santana/São Miguel. Com o objetivo de conscientizar as pacientes sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de colo de útero, a roda de conversa reuniu mais de cem mulheres e contou com diversas atividades voltadas para o cuidado da saúde feminina.

 

O evento foi marcado por uma série de iniciativas que buscaram sensibilizar as participantes sobre a gravidade dessas doenças e a necessidade de realizar exames preventivos regularmente. Gean Carlos dos Santos, técnico de enfermagem da unidade e um dos organizadores do encontro, ressaltou a importância de abordar o tema do câncer todos os dias, enfatizando a responsabilidade da área da saúde coletiva e da atenção básica na promoção e prevenção à doença. “A prevenção do câncer de mama e de colo de útero não deve se restringir apenas ao mês de outubro, conhecido como ‘Outubro Rosa’, mas deve ser uma preocupação diária”, disse.

 

Uma das ações principais do chá foi agendar exames para as pacientes presentes, incluindo a coleta de material para testes preventivos. Além disso, a mensagem foi clara: todas as mulheres, mesmo aquelas que não participaram do evento, devem procurar a unidade de saúde para realizar seus exames.

 

A roda de conversa contou com a participação dos alunos do curso técnico de enfermagem do Colégio Estadual Ana Vanda Bassara, que explanaram sobre os sintomas, as causas, a prevenção e o tratamento dos dois tipos de câncer.

 

Durante a apresentação, também foram destacados os programas oferecidos pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM), como o Potencial Feminino. A assistente social da Pasta, Aline Bueno, além de abordar a questão da dignidade menstrual e apresentar os serviços disponíveis, como a distribuição de absorventes para as mulheres dentro das unidades de saúde, reafirmou a possibilidade da participação dessas mulheres em cursos e outras atividades. “Trabalhamos com diversos projetos, incluindo os cursos gratuitos, baseados na perspectiva do empoderamento feminino. Também oferecemos atendimentos específicos que são extremamente necessários para apoiar as mulheres a não só saírem dessa situação de violência, do machismo, mas também a se integrarem mais na sociedade”, sublinhou.

 

“É fundamental que a comunidade esteja ciente de que a unidade de saúde está aberta para realizar exames preventivos, incluindo mamografias. O câncer de mama e de colo de útero são doenças graves, mas que podem ser prevenidas e tratadas”, enfatizou a enfermeira Michele Teixeira, coordenadora da UBS. Ela ainda ressaltou a importância de vacinar adolescentes, de nove a quatorze anos, contra o HPV, visto que esse vírus é responsável pela maioria dos casos de câncer de colo de útero.

 

Letícia Schenekembergue, que sofreu com o câncer de mama e superou a doença com muita batalha, parabenizou a iniciativa da UBS e destacou a importância da prevenção: “Ninguém está imune. A prevenção é a melhor forma de tratamento”, afirmou.

 

Além das atividades informativas, o “Chá das Mulheres” proporcionou momentos de descontração e bem-estar às participantes. Diversas atividades foram desenvolvidas e mulheres de todas as idades foram encorajadas a olhar para si mesmas e cuidar de sua saúde de forma preventiva e constante. Centenas de brindes foram distribuídos por meio de sorteios e jogos. Essa interação entre gerações ressaltou o compromisso coletivo em promover o cuidado e a conscientização sobre a importância da saúde feminina.

 

Clique AQUI para ver todas as fotos do evento