Notícias

CG 2035 apresenta mais de 60 propostas para desenvolvimento tecnológico e inovador de Guarapuava 

14/09/2022

Na noite desta terça-feira (13), no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, ocorreu a cerimônia de encerramento e apresentação de propostas da Conferência Guarapuava 2035 (CG2035), que foi promovida pelo Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), e demais instituições parceiras. 

 

O projeto considerado ousado e um marco para o município, é pautado na ciência, tecnologia e inovação, com iniciativas que buscam a promoção de estudos técnicos, debates e a proposição de projetos para o desenvolvimento social e econômico de Guarapuava. 

 

“É por meio dessas parcerias, com várias instituições engajadas no futuro de Guarapuava, que vamos conseguir construir políticas públicas sérias e que consigam transformar o presente, para termos um futuro melhor. Nós estamos fazendo isso. Temos trabalhado em diversas áreas, desde a educação até saúde, com intuito de melhorar a qualidade do atendimento e a vida da população guarapuavana, por meio da inovação. Queremos proporcionar para todos um ambiente que possibilite que os jovens, crianças e idosos possam atingir e aproveitar todo o seu potencial”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes. 

 

A CG2035, foi promovida por mais de 40 instituições que compõem o CT&I de Guarapuava e visou traçar objetivos e planejar os caminhos de desenvolvimento socioeconômico da região, a partir do ecossistema de inovação, por meio de modelos de uma nova economia e novos negócios. Ao todo, 62 propostas foram elaboradas durante a conferência em conjunto com os técnicos, pesquisadores e a sociedade, pensando na Guarapuava para 2035.

 

“Esse movimento do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava, nós começamos em 2017, com quatorze entidades. Hoje, temos mais de 40 entidades engajadas,  unidas e preocupadas em transformar a cidade por meio da inovação. A Conferência Guarapuava 2035, impactou mais de quatro mil pessoas diretamente, pela realização de seus eventos, onde cada entidade propôs ações no seu meio. Esse é um sonho coletivo que nós estamos construindo”, destacou o presidente do CT&I de Guarapuava e secretário de Desenvolvimento Econômico e de Inovação e Tecnologia, Sávio Denardi

 

Na ocasião, houve o lançamento do livro CG 2035, com propostas e direcionamentos que contribuam efetivamente para a nova economia, tendo a inovação como propulsora e envolvendo as empresas, instituições de ensino, poder público e a comunidade em geral. Além disso, os integrantes do CT&I, assinaram o pacto de comprometimento “Rumo a 2035” e os participantes do evento puderam assinar um painel com o planejamento de ações a serem executadas durante o período. 

 

O evento também contou com a palestra do ex-prefeito de Maringá, engenheiro civil e radialista, Silvio Barros, que apresentou as tendências inovadoras, futuristas e sustentáveis para 2035. Além disso, Silvio enalteceu os avanços e o planejamento inovador que a CG 2035 gerou para Guarapuava e região. 

 

“Vocês estão fazendo aqui um trabalho maravilhoso. Quando venho até um município e vejo que a mobilização já foi feita, fico muito contente. Percebo que vocês querem, em conjunto, planejar o desenvolvimento da cidade, por meio da tecnologia e da inovação”, salientou. 

 

A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares, integrantes das instituições do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) de Guarapuava, secretários e secretárias municipais, vereadores e vereadoras, além de representantes das entidades parceiras.