Notícias

Cerca de 300 pessoas participam de Caminhada de Combate ao Fumo

31/08/2018

Com cartazes, animação e música, estudantes, professores, profissionais da saúde e participantes do Programa Controle ao Tabagismo de Guarapuava caminharam pela ruas centrais da cidade. O objetivo foi conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (31), em uma parceria da Secretaria de Saúde e o Colégio Adventista.

A caminhada reuniu cerca de 300 pessoas, foi marcada pela alegria da garotada, atraindo a atenção de quem trabalha no comércio, motoristas e pedestres. Na praça 9 de Dezembro, os participantes promoveram ações, como trocar o cigarro por fruta, como incentivo a mudança de hábitos. “Para parar de fumar é importante a mudança de comportamento, como de hábitos alimentares e atividades do dia-a-dia. Não é só o medicamento que traz resultados. Os medicamentos auxiliam. O fumante é dependente químico, da nicotina, por isso ele precisa muitas vezes de medicamento, mas o fundamental é a mudança”, especifica a chefe de Divisão de Programas Estratégicos, da Secretaria Municipal de Saúde, Fernanda Spyra.

Segundo a fisioterapeuta Rafaela Andrade, é importante promover campanhas de prevenção e orientação, principalmente junto às crianças e adolescentes. “É muito necessário fazer ações com os mais jovens, porque, depois de anos de dependência, é muito mais difícil parar de fumar”, explica Rafaela.

Ex-fumante, Ana Küster, conta que teve cerca de seis recaídas, antes de se livrar do vício, e que só conseguiu com o acolhimento do Programa Controle ao Tabagismo de Guarapuava. “Eles sempre deixam bem claro que, se você teve uma recaída, você pode voltar quantas vezes for necessário. O acolhimento foi o que me fez definitivamente parar de fumar”, conta Ana.

O PROGRAMA

O Programa de Controle ao Tabagismo, da Secretaria de Saúde de Guarapuava e Ministério da Saúde, tem uma equipe multiprofissional que atende as pessoas interessadas em parar de fumar. As inscrições são realizadas nas UBS (Unidades Básicas de Saúde).

Publicado em: 31/08/2018