Notícias

CEPLUHG marca presença em eventos nas áreas de Tecnologia e Inovação pelo Brasil

23/03/2023

Equipes de Guarapuava participam dos eventos Smart Gov Nordeste, na cidade de São Luís, no Maranhão, e do Smart City Expo Curitiba 2023, na Capital paranaense. 

 

Com o intuito de debater e trocar experiências com outras cidades inteligentes do Brasil, de 22 a 24 de março, por meio do Centro de Planejamento Urbano e Habitacional de Guarapuava (CEPLUHG), equipes do município participam da Smart Gov Nordeste, na cidade de São Luís, no Maranhão, e da Smart City Expo Curitiba 2023.

 

“A nossa participação como Secretaria de Planejamento e Urbanismo neste evento, está sendo fantástica. Estamos tendo a oportunidade de trocar experiências. Há muita sinergia com outras cidades. Estamos trocando ideias em relação a novidades de aplicativos e empresas de tecnologia, que trazem soluções para facilitar a vida do cidadão. Isto tem encurtado caminhos dentro dos processos tecnológicos e inovadores nas prefeituras”, sublinhou o secretário de Planejamento e Urbanismo de Guarapuava, Paulo Dirceu Rosa de Souza. 

 

Em São Luís, no Maranhão, o evento é promovido pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI), e tem como objetivo o compartilhamento de conhecimentos entre as entidades municipais sobre os impactos da transformação digital no desenvolvimento e Tecnologias da informação e comunicação (TIC) das cidades e da população que nela habitam.

 

Conforme contou Paulo, durante o encontro, houve a oportunidade de apresentar diversos projetos e programas inovadores e tecnológicos desenvolvidos pelo município de Guarapuava no setor de infraestrutura e urbanização, tais como: o portal “GeoGuarapuava”, que apresenta respostas e informações para diversas questões e necessidades dos cidadãos e profissionais das áreas de engenharia, arquitetura e outros. Neste mesmo eixo, foi apresentada também, a parceria público-privada com a “IluminaGuarapuava”, que tornou possível a modernização do sistema de iluminação pública do município. O sucesso deste projeto, conforme o secretário, é atribuído à boa gestão dos recursos, ao planejamento estratégico e ao trabalho eficiente da empresa parceira. Com isso, foi possível substituir 100% das lâmpadas antigas pelas de LED, com redução de 59,98% do consumo de energia. Além disso, neste setor, Paulo Dirceu contou ainda, que por meio de uma parceria público-privada, o município está desenvolvendo um projeto de grande relevância e, caso seja viabilizado, permitirá a geração de energia fotovoltaica nos espaços públicos.    

 

No setor de tecnologia e Saúde, foi apresentado o aplicativo “SARA”, que foi implantado no município para dar suporte às pessoas infectadas pelo novo Coronavírus e facilitar o acesso às orientações nos casos de COVID-19 em 2022.

 

Por fim, o secretário teve a oportunidade de convidar os gestores e representantes municipais presentes no evento, para participar do 1° Guarapuava Smart City, que será realizado no dia 28 de abril deste ano, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos. 

 

Smart City Expo Curitiba 2023

 

Já na Capital paranaense, entre os dias 22 e 24 de março, outra equipe integrante do CEPLUHG participa do Smart City Expo Curitiba 2023. O evento que ocorre no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, foi criado em parceria com a Fira Barcelona, organizadora do principal Congresso Mundial de cidades inteligentes e tem como meta o compartilhamento de ideias e soluções sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e seus cidadãos.

 

“O evento tem trazido possibilidades de contatos com tecnologias inovadoras para o planejamento da cidade de Guarapuava, pois aqui estão reunidos expertise de várias áreas de conhecimento. Com isso, há a possibilidade de abertura de oportunidades e consolidação de ideias e projetos que pretendemos implantar ou expandir em nossa cidade”, destacou a engenheira do CEPLUHG, Mônica Rubio. 

 

Sob o lema “Connecting Cities, People & Technology”, a edição de 2023 aborda questões relacionadas ao desenvolvimento das cidades e sustentabilidade, como transporte, infraestrutura e espaços públicos; além disso, o evento tratará de aspectos relacionados à tecnologia e segurança, como Big Data, blockchain, regulamentos de privacidade, segurança cibernética e proteção de dados.

 

O evento conta também com a Arena Metaverso, para apresentar e debater as possibilidades do 5G, da conectividade global e da internet das coisas (IOT) aplicadas às cidades. Outra atração é o Salão de Eletromobilidade, que já é realizado em Barcelona e virá pela primeira vez ao Brasil para oferecer uma experimentação de veículos elétricos, espalhados por todo o Parque Barigui.