Notícias

CEPLUG apresenta Projeto de Revitalização da Vila Jordão

01/09/2022

Na noite desta quarta-feira (31), ocorreu a apresentação do Projeto de Revitalização da Avenida Rubem Siqueira Ribas, na Vila Jordão. A reunião foi no Centro de Convivência da localidade. A revitalização faz parte do plano de governo da gestão do prefeito Celso Góes. Com o intuito de agilizar a execução de projetos desta natureza, desde o início de seus trabalhos à frente do executivo municipal, foi criado o Centro de Planejamento Urbano e Habitacional de Guarapuava (CEPLUG). O local reúne profissionais da área técnica, com o intuito de realizar um trabalho multissetorial, concentrando serviços que envolvem as engenharias civil e elétrica, cartografia, além de arquitetura, urbanismo e paisagismo. No espaço, são desenvolvidos projetos de planejamento e de viabilização de recursos.  

 

“Quando fui eleito, tínhamos um desejo e fizemos um acordo sobre buscar vários projetos em todos os setores de Guarapuava. A partir daí, iríamos atrás dos recursos. E foi isso que fizemos. Hoje estamos aqui, juntos com a Secretaria de Planejamento e Urbanismo, mostrando para a comunidade local este novo projeto que muito em breve será iniciado, trazendo muitas melhorias e valorização para a Vila Jordão”, afirma Celso Góes.

 

 Entre as obras do Projeto, estão previstas a construção de um CMEI e a Capela Mortuária, assim como, a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS), que já está em andamento. Para o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu de Souza, a revitalização da Vila trará não apenas mais comodidade na via pública, mas também proporcionará lazer e acessibilidade aos moradores e turistas. “Esse projeto foi concebido com muito carinho, e é tecnicamente funcional. Ele ajuda a melhorar o fluxo de veículos, pois aqui já está se tornando um grande polo, principalmente no que diz respeito à rota cervejeira na nossa cidade”, enfatiza o secretário.

 

O projeto foi separado em duas fases: a primeira inicia na ponte do Rio Jordão e vai até a linha do trem. Já a segunda fase, segue da linha do trem até a rotatória do Bairro Mirante, localizado na serra. Neste ponto, haverá a pista de tráfego, um portal, pontos de descanso e a ciclovia. Também haverá faixas de passeio. Além disso, todo o percurso receberá nova arborização. 

 

Durante a explanação do projeto, muitos moradores se disseram felizes e esperançosos com a revitalização daquela parte da cidade.

 

Para Jair Costa, que vive na Vila há cinquenta anos, a apresentação causou entusiasmo. “Os moradores daqui só têm a ganhar com essas mudanças. Elas são muito importantes, pois trazem mais pessoas para o nosso parque. Acredito que isso ajude para que o local jamais seja abandonado”, destaca Jair. 

 

Outro morador, Elizeu Fernandes, se diz privilegiado de viver em um lugar tão especial. Ele comenta que durante os mais de trinta anos que mora na região, nunca viu tanta obra importante ser pautada e planejada. “Agora, com todas essas obras, tudo aqui irá ficar mais interessante, e, com certeza, trará mais visitantes. Isso fomenta o turismo que é tão forte por aqui. Além disso, teremos mais segurança e espaços de lazer”, finaliza o morador.

 

Na ocasião, se fizeram presentes, secretárias e secretários municipais, vereadores e vereadoras, servidores, autoridades, imprensa e membros da comunidade local.