Centros Municipais de Educação Infantil seguem protocolos de prevenção à Covid-19

06/10/2021

Com o retorno gradativo das atividades nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) vem ocorrendo de forma gradativa desde o começo de agosto. No dia 20 de setembro, foi a vez das turmas do Infantil I regressarem com atendimento presencial.

Hoje, 55% dos alunos matriculados frequentam as aulas de forma presencial, contabilizando uma média de 1.500 crianças em todos os 29 CMEIs. Seguindo todos os protocolos de saúde exigidos, por conta da pandemia do novo Coronavírus, a volta tem sido bem sucedida, segundo a avaliação da Secretaria Municipal de Educação, não registrando nenhum caso de fechamento de Unidades Escolares neste período.

“A equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura trabalha para garantir a entrega dos itens de segurança das Unidades de Ensino. Hoje contamos com espaços e equipes preparadas para que o ambiente escolar seja seguro. Afirma Pablo de Almeida, Secretário de Educação e Cultura”

No CMEI Anastácia Ivanski, por exemplo, 60 alunos frequentam a Unidade e fazem as atividades presencialmente. Para manter o ambiente seguro, a equipe segue à risca o protocolo sanitário de prevenção à Covid-19. De acordo com a diretora, Rosilei de Fátima Barboza, tudo foi feito para deixar o ambiente mais agradável. A recepção do CMEI, por exemplo, ganhou bichinhos nas calçadas que indicam o distanciamento de 1 metro e meio entre as crianças.

“Desde a ideia dos bichinhos de jardim até o tapete sanitizante que deixamos logo na entrada, tudo é feito para mostrar como os cuidados são benéficos. Com o uso do álcool gel no totem da entrada é a mesma coisa; falamos que vamos fazer uma “mágica” ao pisar na plataforma para fazer o álcool sair”, conta a diretora.

Ao entrar no CMEI, as crianças têm a temperatura aferida, além de higienizar as mãos com álcool gel. Depois, as professoras levam os alunos para as salas, que foram adequadas com distanciamento correto entre as carteiras.

No momento, a maior turma tem 7 alunos. Por isso, a maior parte das atividades é feita na sala de cada turma. “As professoras guardam as mochilas dos alunos nos lugares corretos e entregam, na hora da saída, para evitar um fluxo desnecessário. Com turmas menores, os alunos fazem as refeições dentro das próprias salas”.

Entre os educadores, as medidas de proteção são as mesmas.