Centro Regional de Integração Social em Guarapuava reforça combate às drogas na região

31/03/2016

Para fortalecer as políticas públicas sobre drogas, o Governo do Estado do Paraná, por meio do Departamento Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, instalou oficialmente, na manhã desta quinta-feira (31), o Centro Regional de Integração Social em Guarapuava (CIS), durante o 1º Encontro Regional do CIS para prevenção do uso de drogas. “Em Guarapuava existem trabalhos e projetos avançados e reconhecidos nas políticas sobre drogas, por isso optamos por instalar o CIS, primeiramente, aqui nesta cidade. Com isso daremos suporte aos municípios da região que precisam de apoio para implementar e desenvolver as políticas públicas no combate às drogas”, explica diretora do Departamento Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, Rosane Ferrante Neumann

O desenvolvimento de projetos públicos no combate às drogas teve início, de forma atuante, em Guarapuava, em 2013, quando a então secretária de Assistência Social, Cristina Silvestri implantou o Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas no município. “Sabemos que as drogas são um dos maiores problemas enfrentados hoje em dia por inúmeras famílias da nossa sociedade e muitas vezes as pessoas fecham os olhos para esse problema. Mas nós resolvemos encará-lo de frente com programas e ações que pudessem trabalhar desde a prevenção até o tratamento dos dependentes”, ressalta a Deputada Estadual ao lembrar que Guarapuava foi reconhecida nacionalmente, em 2014, pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios), na prevenção de drogas. “Guarapuava é exemplo sobre políticas públicas sobre drogas. Ações de prevenção, combate e recuperação de dependentes químicos têm servido como uma política modelo para outras cidades brasileiras há pouco mais de um ano”, dizia um trecho do texto publicado pela CNM.

De acordo com Giovani Caetano Jaskulski, coordenador do Centro Regional de Integração Social de Prevenção, Atenção e Reinserção Social das Políticas sobre Drogas em Guarapuava, é fundamental que todas as instituições sociais públicas e privadas estejam unidas na conscientização e mobilização da prevenção às drogas. “O CIS é uma ferramenta que vai unir as ações de políticas públicas estaduais e municipais no combate às drogas. Por isso pedimos o apoio de todos os prefeitos da região de Guarapuava para incentivarem seus profissionais a desenvolverem ações e campanhas de prevenções, conscientização, tratamento e enfretamento ao problema das drogas”, enfatiza.

Com atuação regional, o principal objetivo do CIS será a união de forças dos vários segmentos que trabalham no combate às drogas. “Vamos nos unir porque hoje em dia não fazemos nada sozinhos. E temos muita gente das áreas da educação, saúde, assistência social, entre outros com projetos maravilhosos. Com isso vamos conseguir informar a sociedade de uma forma muito mais dinâmica e eficiente, além de trabalhar com a prevenção e conscientização”, finaliza a diretora Rosane.