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Centro de Saúde da Mulher disponibiliza call center para atender gestantes

14/04/2020

Devido a dinâmica que a pandemia impacta, diariamente, na prática dos serviços ofertados pelas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e seguindo orientações do Ministério da Saúde, algumas alterações no atendimento ao público foram feitas para garantir a saúde dos pacientes e dos profissionais. Uma delas é o monitoramento das gestantes, que antes era feito através de consultas presenciais nas unidades e, agora, passam a ser feitos por telefone, pelos profissionais do Centro de Saúde da Mulher.

 

“Pensamos nesta medida para que os monitoramentos continuem sendo feitos de forma que zele pela saúde das pacientes durante a pandemia. A ideia é justamente cumprir as medidas de isolamento social e afastar as gestantes de aglomerações sem que isso cause danos na gestação” destacou a diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Maria Thereza Massoqueti.

 

Para as gestantes de risco habitual, os profissionais entram em contato uma vez ao mês. Já para os casos de riscos intermediário, o monitoramento ocorre a cada 15 dias. Em ambas as situações, caso haja necessidade, os profissionais do Centro de Saúde da Mulher fazem o agendamento de consultas com o médico da UBS de origem da paciente. Para gestantes de alto risco, o monitoramento é a cada 15 dias, e em casos de necessidade, elas são, obrigatoriamente, atendidas no Centro de Saúde a Mulher.

 

“No call center geral é o paciente que entra em contato com a central. No caso do atendimento às gestantes, é a equipe do Centro de Saúde da Mulher que faz o contato, garantindo que o atendimento seja feito com a regularidade necessária”, ressaltou o secretário de Saúde, Celso Goes.

 

Para os procedimentos de abertura, pré-natal e primeiro atendimento pós parto, o serviço continua sendo feito pelas UBS de origem do paciente. Todos os recém nascidos do município também serão monitorados por contato telefônico com os responsáveis.