Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro recebe a exposição “[Mu]Danças de Ex-Posição” da artista Claudia Batista

06/04/2023

A exposição ficará disponível para visitação gratuita a todos os públicos até o dia 30 de abril.

Na noite desta quarta-feira (05), foi realizada a abertura da exposição “[Mu]Danças de Ex-Posição” da artista Claudia Batista no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro. A exposição tem o apoio da prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Cultura.

A abertura contou com uma performance da artista expositora em conjunto de uma apresentação musical com a musicista Claudia Kally. De Claudia para Claudia, a música que se chama “A voz da imagem” foi composta especialmente para a performance e tocada em um piano.

A exposição conta com fotos que exprimem a arte de Claudia Batista na dança, na fotografia e na música. Há ainda um ambiente com uma TV que reproduz um vídeo de Claudia comentando sobre a vida, a arte e a exposição.

A artista

Natural de Cascavel, é a primeira filha de Lucy Menon e Orli Batista. Pelo contexto do trabalho do pai, durante a infância, mudou de cidade várias vezes. Desde dos 7 anos, começou a estudar piano, ballet e a outra paixão era o par de patins. Mãe de dois filhos, estudou arte-educação na Unicentro e atuou como professora de arte-educação desde 2008 na rede pública do Estado do Paraná.

A Ex-Posição começa em 2009, com um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico. Claudia ficou dois anos sem falar, com sequelas severas no lado direito do corpo. A partir de então, iniciou uma retomada ao próprio corpo, com movimentos diferentes, potente de todos os estímulos que já havia recebido e intensificado.

“Mudou a dança, mudou a fotografia, a música, a argila, sem patins nos pés, Claudia caminha, dança e fotografa o mundo que redescobre e reinventa diariamente”, descreve Carina Silva, amiga da artista.

“Quando eu tive o AVC nenhum médico me dava dois terços (de tempo de vida), meu cérebro acabou. E agora eu estou aqui, fazendo isso aqui (demonstra levantando o braço que ficou com sequelas por conta do AVC). Isso é uma coisa impressionante para mim. Cada pessoa que teve um acidente como AVC, que sofreu (com isso) não vai parar a sua vida. Continua livre. Isso aqui é muito pequenininho, eu quero mais e eu acho que todos querem mais, é só querer viver, isso é possível. Todos nós temos auxílios, hoje se não temos dinheiro o SUS paga, isso é importante”, destacou a expositora.

Para Rafaela Nicoletti, que estava presente na abertura, a história de Claudia é inspiradora e sua arte transmite toda a sua força.

“Na verdade a Claudia eu ainda não conhecia, eu fiquei sabendo (da exposição) pela divulgação da prefeitura no Instagram. Achei o evento interessante, podia vir e resolvi estar aqui. A exposição está muito linda, as fotos eu amei. Como eu falei a princípio, eu não conhecia a Claudia, mas está sendo inspirador ver toda essa força de vontade, no mínimo, se assim pode se dizer”, comentou a observadora.

A exposição ficará disponível para visitação gratuita a todos os públicos (classificação livre), até o dia 30 de abril.

O Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro fica na rua Marechal Floriano Peixoto, 1399, no centro da cidade. O Centro de Artes funciona de segunda à sexta, das 08h às 18h.