Notícias

Celso Góes assina ordem de serviço para reforma e reestruturação do quartel do Corpo de Bombeiros

02/03/2023

De acordo com o prefeito, a ampliação do espaço é muito mais do que uma simples reforma e faz parte das melhorias tão necessárias e essenciais para o município.

 

Na manhã desta quinta-feira, 2 de março, a população de Guarapuava presenciou um momento histórico. Na ocasião, às 10h, foi assinada a ordem de serviço para a reforma e reestruturação da sede do quartel do 12º Grupamento do Corpo de Bombeiros, que fica no centro da cidade.

 

A demanda é antiga e, conforme a corporação, trata-se de uma necessidade, uma vez que a cidade cresce, se desenvolve e, cada vez mais, carece de cuidados e atenção por parte das forças de segurança da comunidade.

 

De acordo com o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, a ampliação do espaço é muito mais do que uma simples reforma e faz parte das melhorias tão necessárias e essenciais para o município. 

 

“Hoje é um momento histórico para nossa cidade. A ampliação deste espaço tão conhecido de todos, que é o quartel do Corpo de Bombeiros, era uma necessidade, pois nossa cidade está crescendo e se desenvolvendo. Com isso, as demandas aumentam e nós temos o dever, enquanto administradores públicos, de atender às necessidades das pessoas. Eu me sinto muito feliz e honrado em assinar hoje esta ordem de serviço. Será uma área de quase três mil metros quadrados, praticamente uma nova construção. Conseguimos viabilizar estes recursos via FUNREBOM (Fundo Municipal de Reequipamento do Grupamento do Corpo de Bombeiros). Agora, a obra está nas mãos da Construtora Milano, que ganhou a licitação. Estamos ansiosos e muito felizes para a conclusão deste serviço que vai beneficiar amplamente todo o nosso município”, grifou o prefeito.  

 

Conforme o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, José Adriano Prado Spak, a assinatura da ordem de serviço para início das obras de reestruturação do novo quartel, representa mais do que necessidades físicas e logísticas da corporação, mas sim, ele pontua que o momento faz parte de um sonho antigo da comunidade. 

 

“Hoje é uma data muito importante e significativa não só para o Corpo de Bombeiros, mas para toda a sociedade de Guarapuava. Aqui é um lugar muito especial e histórico. Neste mesmo lugar, em 25 de abril de 1959, era inaugurado o primeiro quartel do Corpo de Bombeiros no município. Passados quase 64 anos daquela data, estamos aqui, hoje, escrevendo mais um brilhante capítulo na história da corporação e da cidade. Tudo o que conquistamos ao longo da nossa existência, nada mais é, do que a concretização dos sonhos. Hoje, um sonho começa a se tornar real, perceptível e, literalmente, começa a sair do papel. Este é um sonho de quase três mil metros quadrados e sete milhões e duzentos mil reais. Tudo isso vai proporcionar instalações modernas, adequadas e acessíveis a todos aqueles que diuturnamente permanecem guarnecendo a cidade, no caso, nossos bombeiros militares, bem como, aqueles que necessitam dos nossos serviços. As novas instalações estarão à altura do que Guarapuava merece”, discorreu Spak.   

 

PROJETO

 

Conforme a ordem de serviço assinada nesta quinta-feira, a sede do 12º Grupamento de Bombeiros de Guarapuava receberá uma revitalização completa. O espaço terá uma nova estrutura moderna que vai aprimorar o funcionamento e as instalações do alojamento e das áreas administrativa e operacional. Para executar a obra, foi aberta, ainda em 14 de dezembro de 2021, a Concorrência Pública nº 01/2020 para contratação de empresas especializadas neste tipo de serviço.

 

A vencedora do processo licitatório foi a Milano Engenharia, com sede em Londrina, no Paraná. A partir de agora, conforme confirmaram os representantes da construtora, os trabalhos terão início já nas próximas semanas. O prazo de conclusão dos serviços é de 18 meses a contar a partir do dia 2 de março de 2023.

 

Com a ampliação, a nova sede contará com uma área total de 2.917,51 metros quadrados, distribuída em quatro pavimentos.

 

Os recursos na ordem de R$ 7.328.588,35 (sete milhões, trezentos e vinte e oito mil, quinhentos e oitenta e oito reais e trinta e cinco centavos), são oriundos do FUNREBOM.

 

SERVIÇO

 

O quartel que está em obras fica na Rua Senador Pinheiro Machado, 1230, centro da cidade. Por causa dos trabalhos de reestruturação do espaço, a sede administrativa da corporação funciona, agora, na Rua XV de Novembro, 7260, 1º andar, também no centro.