Carrinhos entregues a operadores ecológicos proporcionam mais qualidade no trabalho

02/12/2014

Durante a tarde desta terça-feira (02), a Secretaria de Meio Ambiente entregou 100 novos carrinhos a operadores ecológicos de Guarapuava. Esta é mais uma ação do Plano Municipal de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos que visa o fortalecimento de uma cidade mais limpa e sustentável, além de proporcionar aos operadores mais qualidade no trabalho e melhor atendimento à população. Os carrinhos foram adquiridos com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente e custaram R$ 100.000,00. “Após serem esquecidos por muito tempo, o poder público agora valoriza o trabalho de vocês, que é fundamental na manutenção da cidade, que gera renda para dezenas de famílias e ajuda tantas outras, evitando, por exemplo, a cheia de rios devido ao lixo jogado nas ruas”, declara o prefeito Cesar Silvestri Filho.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Celso Alves de Araújo, a entrega dá continuidade ao projeto Reciclando para a Vida, que integra o Programa Jogue Certo. “Junto com o Conselho Municipal do Meio Ambiente, que é formado por pessoas da comunidade, escolhemos para onde direcionaríamos o recurso disponível e vimos na aquisição dos carrinhos uma forma de dar a continuidade ao projeto que visa o bem-estar dos operadores. Os beneficiados foram selecionados de acordo com o tempo de trabalho com reciclagem e de espera pelo carrinho”, explica. Desenvolvido com a Secretaria de Assistência Social, o Reciclando para a Vida também já distribuiu uniformes e EPIs (equipamentos de proteção individual), como filtro solar e bonés, aos operadores ecológicos.

Pedro Renato Suek Mayer, um dos beneficiados, estava muito contente com o novo carrinho e aponta os benefícios que irá proporcionar. “Antes eu fazia umas quatro viagens por dia com o meu carrinho. Como este é mais leve, dá para fazer pelo menos seis. Vou conseguir aumentar a minha renda”, comemora o homem de 69 anos, que trabalha com reciclagem há 20. Representando todos os operadores do município, foi realizada a entrega simbólica de um carrinho para Olivina da Silva Dultra, operadora ecológica há 22 anos.