Notícias

Caravana Paraná Unido pelas Mulheres passa por Guarapuava alinhando projetos e serviços para a cidade e região

20/07/2023

O encontro em todo o Estado tem o objetivo de mobilizar os agentes municipais na promoção de políticas públicas para mulheres. 

 

Na manhã desta quinta-feira (20), aconteceu no Teatro Municipal Marina Karam Primak, a Caravana Paraná Unido pelas Mulheres em Guarapuava. A ação é uma iniciativa do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e Igualdade Racial (SEMI), com o apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e demais associações municipais regionais.

 

“Estou muito emocionada de estar presente aqui hoje, pois enxergar toda a possibilidade dessa estrutura de governança de políticas para as mulheres em nosso Estado, já foi um sonho. É por meio de iniciativas como essa, que podemos ter esperança de construir e transformar nosso futuro. Sabemos que por trás disso, para que tivesse a possibilidade da criação de uma secretaria de Estado e também no município, havia histórias de mulheres que ansiavam e necessitavam de políticas públicas mais consistentes. Então, agradeço imensamente por essa oportunidade”, destacou a secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava, Priscila Schran. 

 

“É uma honra recebermos um evento tão relevante em nossa cidade. Isso demonstra o cuidado que o Governo do Estado tem por nossos municípios. Sabemos também que Guarapuava é referência no que diz respeito à equidade de gênero em todos os setores da administração municipal. Além disso, o prefeito Celso triplicou o orçamento da Secretaria, para que a Priscila e toda equipe continue realizando e prestando esse serviço que ajudam a salvar vidas de mulheres”, enfatizou o prefeito em exercício, Samuel Ribas. 

 

A Caravana percorrerá todas as regiões do Estado para auxiliar as administrações municipais a montarem estruturas de gestão próprias focadas nas mulheres, o que deverá facilitar o acesso delas aos projetos e recursos estaduais para este público. Além disso, o evento visa apresentar a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa para os Gestores Municipais, Organismos Municipais da Política para Mulheres, Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher, Rede de Proteção e Movimentos Sociais de Mulheres, com intuito de fortalecer ações para o protagonismo e o empoderamento feminino nos territórios, bem como, articular a indução das redes de proteção locais.

 

“O programa Caravana Paraná Unido pelas Mulheres é o primeiro passo na mobilização para que a gente possa instituir nos municípios um interlocutor específico, responsável, com capacidade técnica, administrativa e jurídica, na política voltada para as mulheres. O governador, no início de janeiro, criou a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, e em março criou o Fundo Estadual dos Direitos das Mulheres. Assim ele cria um arranjo de governança estadual, mas para que a gente possa ter efetividade nas políticas públicas, nós precisamos que também os municípios possam fazer essa organização a nível local”, salientou a secretária de Estado da Mulher, Leandre Dal Ponte. 

 

Presente durante o evento e representando o poder legislativo municipal, a vereadora e procuradora da mulher da Câmara de Vereadores, Bruna Spitzner, destacou as ações que já são realizadas no município e em especial a do dia 22 de julho, Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. 

 

“Esse ano, como nós temos a secretaria de Estado, a gente tomou uma força um pouco maior. Em parceria com municípios do Estado do Paraná a gente vai fazer a caminhada do meio-dia, todos de camiseta branca, levando uma florzinha. Não é só para as mulheres, essa é uma causa que precisa envolver a sociedade como um todo. Vamos caminhar até a praça 9 de dezembro, onde lá estarão dispostas as 77 cruzes simbolizando as 77 mulheres assassinadas em 2022 aqui no Paraná e também teremos as ações de praxe que fazemos todos os anos”, destacou a vereadora. 

 

O evento segue durante a tarde toda com uma vasta programação, como palestras e relato de experiências entre os municípios participantes. Estiveram presentes pela manhã, autoridades e servidores municipais de Guarapuava e de cidades da região.

 

CAMINHADA

 

“Pela vida e pelo fim da violência contra as Mulheres” é o slogan da 1° Caminhada do Meio-Dia, uma passeata pacífica que será realizada neste sábado, dia 22 de julho, em memória às 77 vítimas de feminicídio no Paraná em 2022. O evento é uma mobilização em prol do Dia Estadual do Combate ao Feminicídio e contará com intervenções artísticas, panfletagem e orientações para a população. 

 

A caminhada é promovida pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná e a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Guarapuava. 

 

O ponto de encontro será na Rua XV de Novembro, nº 7.868, em frente a loja Atrito. A caminhada inicia às 12h, rumo à praça 9 de Dezembro, local da concentração. Se possível, é solicitado que os participantes vistam camisetas brancas e levem uma flor.

 

Para acessar mais fotos do evento CLIQUE AQUI.