Notícias

Campanha Outubro Rosa terá semana para exames preventivos em Guarapuava

03/10/2014

Na próxima terça-feira (07), a Prefeitura de Guarapuava lança a campanha Outubro Rosa que, em 2014, tem como tema “Viver faz bem”. A solenidade será às 10h, na praça 9 de Dezembro, onde equipes da Secretaria de Saúde e do Centro de Saúde da Mulher vão orientar sobre o autoexame das mamas. Também haverá distribuição de material educativo. O diferencial deste ano é que a campanha não terá apenas um Dia D, e sim uma semana destinada à realização de exames nas unidades básicas de saúde, entre os dias 13 e 17 de outubro.

O Outubro Rosa é lembrado em todo o mundo. O nome faz referência a cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama. De acordo com uma das coordenadoras da campanha em Guarapuava, Kelli Tramontina Edling, a ação chama a atenção para a saúde da mulher em geral, alertando sobre a importância dos exames preventivos. “Temos uma cota para a realização de mamografias e exames preventivos do câncer de colo do útero que, às vezes, chegam a sobrar. O mês de outubro é importante para relembrarmos que o diagnóstico precoce salva vidas”, explica.

Na terça e quarta-feira (07 e 08), no auditório da Faculdade Guairacá, com início às 13h, acontece o encontro “Cuidando da saúde de quem cuida da educação”, com palestras para as equipes da Secretaria de Educação e Cultura. No dia 11, haverá orientações, distribuição de material informativo e entrega dos laçinhos da campanha na rua Saldanha Marinho, das 8 às 16h. Entre os dias 13 e 17, as unidades básicas de saúde vão atender a população até 19h para a realização de exames.

A programação da campanha conta ainda com a palestra “O chaveiro da vida”, no dia 21, no auditório da Campo Real, às 19h; e, dia 22, a partir das 14h, no Sindicato Rural. No dia 23, acontece a mesa redonda “De mulher para mulher, o câncer em pauta”, também no Sindicato Rural, às 14h. No dia 25, as atividades se enceram com a Caminhada Rosa, às 10h, com saída da Praça Cleve e chegada no Parque do Lago.