Notícias

Campanha Novembro Vermelho terá o “Dia D” de prevenção em Guarapuava

17/11/2020

Durante este mês, a cor vermelha é o símbolo da prevenção ao câncer de boca na Campanha Novembro Vermelho que está promovendo ações nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Guarapuava. Já o Dia D, será realizado no última sexta-feira do mês (27) e contará com o apoio dos alunos de Odontologia da Centro Universitário Guairacá. A partir das 8h até às 17h, os profissionais de saúde e os acadêmicos estarão na Praça 9 de Dezembro com avaliações e orientações para quem estiver passando pelo centro da cidade.

 

“O novembro vermelho vem chamar a atenção dos profissionais de saúde bucal – cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal – e principalmente da população em geral, para o câncer de boca e suas implicações. O objetivo é conscientizar sobre a importância da prevenção e a detecção precoce das lesões bucais que evitam a mutilação e, em muitos casos, a morte do paciente. O câncer de boca também pode levar à morte e as pessoas precisam saber disso!”, declarou o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Hugo Vieira de Santana.

 

A campanha reforça aos guarapuavanos a importância dos cuidados bucais que previnem o tumor, enfatizando o diagnóstico precoce. Por isso, para ser atendido nas UBSs não é necessário agendar, basta procurar o dentista da unidade mais próxima. Ao aparecer qualquer sintoma é necessário procurar ajuda para evitar maiores complicações.

 

Sinais

 O Câncer Bucal geralmente apresenta alguns sinais como lesões na cavidade oral ou nos lábios, manchas e placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato ou bochechas, além de nódulos no pescoço e rouquidão persistente.

 

Segundo a Inca (Instituto Nacional do Câncer), os grupos de pessoas mais suscetíveis a desenvolver essa doença são aqueles que:

– Fumam;

– Foram expostas ao vírus HPV;

-Homens acima de 40 anos,

– Fazem uso de próteses dentárias mal adaptadas;

– Apresentam excesso de Gordura Corporal;

– tem imunossupressão;

– consomem bebidas alcoólicas regularmente ou

-adoçantes e alimentos aquecidos no microondas.

-se expõem a óleo de corte, amianto, poeira de madeira, poeira de couro, poeira de cimento, cereais, têxtil e couro, formaldeído, sílica, fuligem de carvão, solventes orgânicos e agrotóxicos;

 

Prevenção

Praticar hábitos saudáveis é o melhor caminho para a prevenção, além de manter uma boa higiene bucal, o ideal é reduzir ou não consumir bebidas alcoólicas e cigarro. A indicação também é consultar com um dentista ao menos uma vez por ano.

 

A meta da OMS (Organização Mundial da Saúde) é reduzir a incidência de câncer em cerca de 25% até 2025, por meio da prevenção.  Em concordância com estas diretrizes, o Governo do Paraná oficializou a campanha em todo o Estado em 2019.