Campanha Maio Amarelo é lançada em Guarapuava

08/05/2021

Nesta sexta-feira (07), a fachada da Prefeitura foi iluminada com a cor da Campanha Maio Amarelo em alusão ao lançamento do mês temático. A solenidade marcou o início de ações da Secretaria de Trânsito para a conscientização sobre a segurança nas ruas do município. O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, salientou a importância da conscientização dos motoristas. Que o respeito e a responsabilidade no trânsito são um dos caminhos para se reduzir os milhares de acidentes.

É preciso que nossos motoristas entendam que dirigir com responsabilidade salva vidas, inclusive a dos pedestres, que também merecem respeito, precisamos valorizar a importância de buscar mais consciência e consenso para o transitar, com respeito e responsabilidade”, ressaltou o prefeito.

Para o Secretário de Trânsito do município, Adalberto Campos, mesmo com o aumento de número de veículos circulando, em 2021, Guarapuava teve uma  diminuição de 37% de acidentes em relação a 2019. “Tivemos uma diminuição muito significativa, temos um trânsito cada vez mais seguro e isso é fruto de muito trabalho que a Secretaria vem desenvolvendo. Por isso, contamos com a mobilização da sociedade durante esse mês, para deixarmos as ruas da nossa cidade mais segura, tanto para pedestres, como para motoristas”, disse.

Complementando a fala do secretário de Trânsito, o Presidente do Conselho Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana (CMTMU), Paulo Dirceu, ressaltou a importante participação do município na Campanha Maio Amarelo através da Setran. “Que esse momento sirva de conscientização para a nossa população, fazendo com que tenhamos uma redução ainda maior no número de acidentes. Nós queremos é melhorar a mobilidade urbana na cidade de Guarapuava, mas não esquecendo da segurança. Então, essa parceria de todos os envolvidos na Campanmha, é fundamental para que tenhamos bons resultados na diminuição de acidentes e também evitando que percamos mais vidas em função do trânsito”, finalizou.

O evento contou ainda com a presença de secretários e vereadores municipais, o Presidente da Surg, Halmuth Brandtner, do Comandante do 26º GAC, Tenente Coronel Rebello, dos representantes do Ciretran, da 8º Delegacia da Policia Rodoviária Federal, do 16º Batalhão da PM e do Rotary Club Lago.

Ações da Setran no Maio Amarelo

A ação segue neste sábado (08), na Rua XV de Novembro, esquina com a Vicente Machado, com distribuição de cartilhas. Nos dias 20 e 27 de maio ocorrerão blitz educativas, a partir das 14h, na avenida Castelo Branco e na avenida Manoel Ribas, em frente ao 26º GAC.

A Secretaria de Trânsito também promoverá ações esclarecendo alguns dos temas principais das alterações que ocorreram no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Também será instalada uma barraca na Rua XV de Novembro, onde a população poderá buscar essas informações.