Campanha informa a população sobre serviços prestados na área da saúde

08/01/2016

Você sabe onde procurar atendimento quando está gripado? E se o caso for de emergência, sendo necessário atendimento imediato, você sabe onde deve ir? A Secretaria de Saúde de Guarapuava em conjunto com a Secretaria de Comunicação, e com o objetivo de responder estas questões à população, elaborou uma ampla campanha informativa para mostrar aos cidadãos situações de atendimentos e onde recorrer. Entre as informações, são apresentadas as faixas da classificação de risco, diferenciando casos de urgência e pouco urgentes, além dos atendimentos emergenciais, e os que devem ter a solicitação do SAMU, através do 192.

De acordo com a secretária de Saúde, Renata Araújo, são muitos casos que chegam às urgências e que poderiam ser atendidas pelos profissionais das UBS (Unidades Básicas de Saúde) nos bairros e distritos, como consultas, renovação de receitas, pedido de exames, entre outros. “Sabendo onde recorrer, a população diminui o tempo de espera e melhora o fluxo de atendimentos, pois as UBS contam com profissionais que irão atender o paciente e, se necessário, o conduzir para outra unidade de saúde”, explica a secretária, reafirmando que os casos de emergência são dirigidos à Urgência 24 horas, que fica no bairro Trianon, ou na UPA 24h, localizada no bairro Batel. As UBS de Guarapuava são abertas para atendimento das 08h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Para o secretário de Comunicação, Luiz Eduardo Pacheco, este material vai contribuir no avanço do sistema de saúde do município. “Quando cumprimos nosso papel de informar, preparamos os moradores para que façam o uso correto dos locais e serviços de atendimento”, esclarece.

A campanha informativa faz parte de uma série de ações que visam melhorar ainda mais o sistema de saúde de Guarapuava. Além da conquista do curso de Medicina e do Hospital Regional, houve a criação de programas humanizados, como o Mamãe Guará e Melhor em Casa, campanhas de prevenção, contratação de médicos e cursos de aperfeiçoamento para os profissionais, bem como a reforma e ampliação de UBS (Unidades Básicas de Saúde) em nove bairros, além disso, mais quatro receberam melhorias. As ações da atual administração refletem em diversas conquistas, como os prêmios Gestor Público, Osvaldo Cruz e selo ODM, que reforçam a evolução do sistema municipal de saúde.