Notícias

Campanha Dezembro Laranja alerta a população sobre o câncer de pele

19/12/2016

A Secretaria Municipal de Saúde realizou em Guarapuava, na manhã desta segunda (19), a Campanha Dezembro Laranja. A iniciativa alerta a população sobre o câncer de pele, bem como o seu diagnóstico precoce e prevenção. De acordo com a coordenadora do AMPDS, Elisa Katayama, a campanha informa a população sobre os problemas que a exposição excessiva ao sol e aos raios ultravioletas (UV) podem causar. “Esta ação é realmente muito importante, pois esclarece sobre a importância de cuidar da pele, principalmente no verão. É preciso ter consciência de que o uso do filtro solar, bem como outros métodos para evitar a incidência do sol reduzem as chances de desenvolver câncer de pele, envelhecimento precoce, queimaduras e manchas na pele”, esclarece Katayama.

Além de orientar a população, a equipe se reuniu no calçadão para aferir pressão, entregar panfletos educativos e amostras grátis de protetor solar. “A ação está sendo um sucesso e as pessoas estão satisfeitas com as orientações”, enfatizou Elisa.

A vendedora autônoma, Terezinha Patitucci, 70 anos, estava passando pelo local e resolveu parar para ver do que se tratava a ação. “Nós sabemos da importância da prevenção, mas muitas vezes ignoramos e acabamos não fazendo isso. Não uso sempre o protetor solar, o que considero um erro, mas sei que é um hábito que preciso voltar a ter. A ação de hoje me fez lembrar que é muito importante cuidar da nossa pele em todas as ocasiões”, disse Terezinha.

 

Métodos de Prevenção do Câncer de Pele, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia:

 

– Usar chapéus, camisetas e protetores solares.

– Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10 e 16h (horário de verão).

– Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou diversão.

– Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas.

– Consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo.

– Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses.