Notícias

Campanha de vacinação contra a gripe inicia nesta segunda-feira (04) com idosos

31/03/2022

A partir desta segunda-feira (04)  os idosos com 60 anos ou mais podem tomar a primeira vacina contra a influenza, disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). No total, devem ser protegidos mais de 30.100 pessoas desse público. Além deles, estão contemplados na primeira etapa, que vai até o dia 2 maio, quase 6 mil trabalhadores da saúde. 

 

“Os idosos tem prioridade por ser um um público mais vulnerável às doenças respiratórias. Além da proteção contra a Covid-19, a vacinação contra a influenza permite maior proteção contra a nova variante do vírus, a H3N2. Por isso incentivamos que todos se vacinem”, explica Hiagor Silva, chefe da Vigilância Epidemiológica.

 

Guarapuava recebeu 5.660 doses na primeira remessa enviada pela Secretaria Estadual de Saúde. No dia 30 de abril está programado o dia “D” de vacinação, quando todas as unidades vão aplicar o imunizante. 

 

Vacina trivalente

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra dois tipos de Influenza A e um tipo de Influenza B (H3N2).

 

Segunda etapa

A segunda etapa da campanha de vacinação ocorre entre os dias 03/05 e 03/06 quando crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem ser protegidas. Outros públicos atendidos serão:  as gestantes e puérperas, povos indígenas, professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional, seguidos dos adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e, por fim,  a população privada de liberdade.