Notícias

Campanha de vacinação contra a gripe continua nesta terça (31) em Guarapuava

30/03/2020

A Secretaria de Saúde segue imunizando os guarapuavanos contra a gripe. Cerca de 4.500 novas doses serão distribuídas em 18 UBS (Unidades Básicas de Saúde), além do Cisgap e Parque do Lago nesta terça-feira (31), a partir das 8h. “Já aplicamos 11.500 vacinas em pessoas idosas e profissionais da saúde, público alvo desta primeira etapa da campanha. Seguimos com foco neste grupo, com algumas alterações na parte operacional da aplicação das vacinas”, destacou o secretário de Saúde, Celso Goes.

 

PONTOS E FORMAS DE VACINAÇÃO

 

No Parque do Lago, a vacinação seguirá no sistema volante, ou seja, sem que o usuário precise sair do carro para se imunizar, mas, desta vez, as doses serão limitadas. “Faremos a aplicação de 1000 doses no Parque do Lago. Quando atingirmos esse número, a fila será encerrada”, explicou a chefe do Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade.

 

(Foto: Secretaria de Saúde)

 

No Cisgap também haverá mudanças no sistema de imunização. “Teremos um ponto em espaço aberto, na lateral do Cisgap, mas não faremos vacinação em pessoas dentro dos veículos. Os usuários devem formar filas para se imunizarem”, reiterou Chayane.

 

Serão aproximadamente 130 doses disponíveis em cada uma das seguintes UBS: Jardim Araucária, Residencial 2000, Santana, Guará, Recanto Feliz, São Cristóvão, Xarquinho I, Feroz, Palmeirinha, Vila Carli, Vila Bela, Jordão, Santa Cruz, Campo Velho, Planalto, Tancredo Neves, Entre Rios e Entre Rios II.
Para tomar a vacina é preciso ter em mãos um documento com foto, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), carteira de vacinação e o crachá de identificação para os profissionais da saúde.

 

PESSOAS ACAMADAS

 

A aplicação de vacinas para idosos acamados pode ser solicitada por telefone nas UBS, com apresentação de nome e endereço. A partir desse mapeamento, os profissionais da Secretaria de Saúde iniciarão o deslocamento até as casas para vacinação. “Do montante atual de doses recebidas do Ministério da Saúde, já retiramos aproximadamente 1000 vacinas para aplicar nas pessoas acamadas, a partir de amanhã”, finalizou o secretário.