Campanha de prevenção à dengue “Aqui o Mosquito não entra”, é lançada em Guarapuava

25/01/2023

A campanha contra a dengue que começou dia 25 de janeiro em todo o Estado do Paraná, busca trazer conscientização social quanto às medidas de prevenção e controle da disseminação da doença.

Na tarde desta quarta-feira (25), ocorreu a cerimônia de lançamento da Campanha de prevenção à dengue “Aqui o Mosquito não entra”.

Promovida pelo SESC/PR, em parceria com a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Saúde do município, a ação tem como objetivo conscientizar a população e criar uma mobilização estadual na eliminação de possíveis focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A disseminação da campanha é realizada pelo departamento de Vigilância em Saúde e pelo Departamento de Vigilância Ambiental, e visa a remoção mecânica de focos do vetor Aedes Aegypti.

De acordo com o último período epidemiológico da doença, encerrado em julho do ano passado, foram notificados 132.328 casos de dengue em 358 municípios, com um total de 110 óbitos. A iniciativa é uma forma de conter a disseminação da dengue no Estado por meio da participação popular.

Para auxiliar na mobilização, o aplicativo SESC/PR oferece uma competição interativa na qual os participantes documentam, por meio de fotografias, focos identificados (antes) e focos eliminados (depois). As fotos são compartilhadas dentro do próprio aplicativo e valem pontos para os participantes. A inscrição é gratuita e não há limite de idade para a competição, podendo participar em grupos individuais ou equipes. Ao fim, haverá uma premiação estadual. Os dez primeiros participantes individuais do Paraná, farão parte de um sorteio para obter estadia no Hotel SESC Caiobá em um fim de semana de junho a outubro de 2023.

No ciclo 2021-2022, as campanhas educativas e ferramentas digitais do SESC/Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, apontaram a eliminação de 259.227 focos e criadouros do mosquito. Foram 5.764 inscritos no aplicativo e 284 municípios participantes das ações.

Para o gerente executivo da unidade do SESC em Guarapuava, Eudis Murilo Sottoriva, os resultados da campanha passada foram positivos e o que se espera para este ano é o aumento das participações tanto no aplicativo quanto fora dele.

“O que a gente percebe é que quando o município participa, consequentemente os órgãos e a população também, então, aqui existe um aumento de cento e sessenta por cento comparado em relação ao ano de 2021 e 2022. São dados que mostram que nós fomos engenheiros proativos na busca de soluções e maneiras para combater a dengue. Mas para isso continuar, para que a gente realmente encontre soluções, porque cada ano vem mais forte os casos, é necessário ter participantes ativos. Somente a campanha não é suficiente para a eliminação do mosquito, mas é uma das soluções que nós encontramos e podemos fazer”, ressaltou Sottoriva.

O diretor do Departamento de Vigilância em Saúde de Guarapuava, Hiagor Silva, comentou qual será o método adotado pela equipe, para que o município se destaque na campanha e consiga bons resultados.

“Nós, como município, vamos entrar com uma capacitação muito forte em cima dos nossos agentes comunitários de endemias e dos agentes de controle de endemias. Nós chamamos (para assumir as vagas) mais de trinta profissionais para que eles estejam a campo. Além disso, vamos incentivar para que todos os agentes instalem esse aplicativo dentro dos tablets que existem na própria unidade, para que consigam trabalhar e atuar como equipe. Este ano, a concorrência está grande entre os municípios, mas nós vamos ter que correr atrás e trabalhar para que, no fim de abril, possamos entregar uma coleta de focos muito maior e superar os outros anos”, destacou Hiagor.

Na cerimônia, estavam presentes representantes dos municípios, secretários, vereadores, chefes de setor e profissionais da saúde.

Para mais informações sobre a campanha e para participar por meio do aplicativo, clique AQUI