Notícias

Campanha de conscientização para controle de focos da dengue promove palestras em empresas

01/04/2022

A Vigilância em Saúde de Guarapuava, em parceria com os alunos do Colégio Estadual Ana Vanda Bassara, do Centro Universitário Campo Real e o Sesc, continuam com as atividades da campanha “Aqui o mosquito não entra”, iniciada no dia 31 de janeiro de 2022. São ações de orientação, prevenção, palestras e panfletagem nas regiões de maior concentração de focos do mosquito.

 

“Essas ações são de extrema importância, porque elas têm o objetivo de levar informação acerca da necessidade de se combater o Aedes, de tomarmos todos os cuidados para remover os locais que possam se tornar criadouros para o mosquito”, destaca Suzana de Souza, chefe da Divisão de Vigilância em Saúde. 

 

O último levantamento realizado pela Vigilância em Saúde revela que Guarapuava está em estado de alerta com o aumento de imóveis com larvas do mosquito em 1,8% no município, o que causa preocupação aos agentes da vigilância ambiental, pois acima de 3,9% de infestação, há alto risco de potencial de contaminação.

 

Os alunos do 4° período do técnico em enfermagem da disciplina Vigilância em Saúde, guiados pela professora Samuara Hassan, do colégio Ana Vanda Bassara, são responsáveis pelas palestras de orientação e conscientização no controle de focos da dengue em empresas da cidade. “Fizemos algumas palestras por esses dias em colégios para os alunos mais velhos e estamos entregando panfletos do Sesc e da prefeitura conscientizando a população na importância de eliminar os criadouros do Aedes. Pois, além do Covid19, a dengue também é um problema grave”, explica a professora.

 

O Sesc é responsável pela distribuição dos folders da campanha que auxiliam no controle de endemias e cuidados necessários. “Iniciamos com divulgações em massa com nossos materiais impressos, como cartazes e folders, além de material digital da campanha. Todos os agentes de saúde, UBS e comércio em geral receberam o material de orientação”, observa Fernanda Guralecka, responsável do grupo Sesc.

 

Além disso, o SESC conta com o aplicativo Sesc-Pr, a opção do “caça aos focos” para que a população participe ativamente da campanha. “Em Guarapuava já são 2587 focos eliminados através do aplicativo. A pessoa faz o cadastro no aplicativo e faz fotos de antes e depois do foco de dengue. A cada pontuação de foto enviada, a pessoa sobe no ranking e no final da campanha os melhores serão premiados com medalhas”, reitera.

 

Responsabilidade

Cada morador é responsável por eliminar os depósitos de água parada que podem virar criadouros do mosquito da dengue. Em Guarapuava, o vírus ainda não circula, mas a grande quantidade de focos aumenta os riscos de um surto caso isso venha acontecer. 

 

Entre as medidas de prevenção, a principal é verificar se a caixa d’água e as lixeiras estão bem tampadas, colocar areia nos pratos de plantas, recolher embalagens e acondicionar o lixo do quintal e limpar as calhas.

 

Quem costuma guardar água da chuva para aproveitá-la também deve guardar em um recipiente adequado com tampa para que não se torne um criadouro.