Notícias

Campanha arrecada livros para criação de biblioteca no Caps Ad

29/08/2019

Abrindo as portas para o mundo da leitura, a Secretaria de Saúde promove uma ação social de arrecadação de livros com objetivo de criar uma biblioteca no Caps Ad (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e drogas). Atualmente, o centro de atenção atende cerca de 1500 pacientes que poderão usar o espaço. “Acreditamos que a leitura venha para complementar o tratamento oferecido aos pacientes com o intuito de reduzir o número de internamentos, uso de medicamentos, ansiedade e, conseqüentemente, recaídas”, declarou a coordenadora e assistente social do Caps Ad, Fernanda Bariquelo.

A campanha é resultado de uma parceria com a livraria Gato Preto, que também é um dos pontos de arrecadação. “Esperamos que as pessoas se sensibilizem para doar. O contato com a literatura e outras linguagens é reparador, promove transformações. Acima de tudo, a ideia de uma biblioteca traz um senso de responsabilidade e coletividade”, declarou a coordenadora da campanha de arrecadação e sócia da Livraria Gato Preto, Enilda Pacheco.

No Caps, o paciente recebe atendimento individual de uma equipe especializada composta por médico clínico geral, psiquiatra, assistente social, psicóloga, enfermeiro, técnicos de enfermagem e orientadores educacionais. A unidade também promove grupos para atendimento familiar, de reflexão e superação, além de oficinas terapêuticas, artesanato, cultivo da horta e de geração de renda. “Não queremos que os pacientes foquem apenas no tratamento medicamentoso. Nossa equipe interdisciplinar trabalha o indivíduo como um todo, de modo que o enfoque não seja apenas na doença, mas na estimulação de suas potencialidades para conquistar a reinserção social, profissional e familiar”, finalizou a coordenadora do centro de atenção.

Todos podem doar livros novos e usados, desde que estejam em bom estado de conservação. São aceitas preferencialmente obras de literatura adulta, juvenil e infantil, almanaques, revistas, periódicos, gibis e títulos técnicos de diversas áreas. Os livros podem ser entregues na unidade do Caps Ad, no Trianon, e na Livraria Gato Preto, no Centro de Guarapuava. Mais informações: (42) 3621-4528 ou (42) 3035-5720.

Publicada em: 29/08/2019