Notícias

Campanha 18 de Maio: SEMADS promove teatro com orientações sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

16/05/2023

As ações estão sendo realizadas desde o início do mês e irão passar por diversas instituições do município. 

 

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), a prefeitura de Guarapuava por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), promove teatro com orientações em diversas instituições do município.  

 

“Discutir sobre essa temática é extremamente importante e necessário. Sabemos que ainda infelizmente casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes são uma realidade presente em nossa cidade. Então não podemos medir esforços enquanto poder público para promover políticas públicas de combate a este crime”, enfatizou o prefeito Celso Góes. 

 

“O foco da campanha é a conscientização. Sendo assim, acreditamos que para combater qualquer problema, é necessário conhecê-lo. Precisamos discutir, provocar conversas sobre a temática e assim, proteger as crianças e adolescentes de Guarapuava”, sublinhou a secretária da SEMADS, Elenita Lodi. 

 

As equipes da Secretaria vão até as unidades e abordam temas relacionados à Campanha, bem como promovem orientação sobre o assunto. Com as crianças, de maneira lúdica, as personagens da “Flor” e o “Semáforo” contam em uma peça teatral sobre quando e como podemos receber afeto. E caso algum direito ou permissão seja violado, para quem a criança pode contar. 

 

Além do teatro, foi realizado um ato simbólico com as crianças que plantaram a semente de uma flor e aprenderam que para ela crescer saudável, é preciso cultivá-la com cuidado. 

 

“Eu gostei muito do teatro, me diverti bastante. Eu já sabia plantar e gostei também. Não vejo a hora de ver a florzinha crescer”, contou a aluna Yasmin Fernanda Correa, de 10 anos, que participou das atividades pela manhã na Escola Municipal Irene Guimarães Pupo.

 

18 de Maio

A data foi instituída em 2000 pelo Projeto de Lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune. Por isso, o mês de maio conta com diversas ações de mobilização contra a violência sexual em todo os País. 

 

Em Guarapuava, somente na ação realizada pela manhã, participaram mais de 100 crianças da Escola Municipal Irene Guimarães Pupo. Até o fim do mês de maio, haverá ações em outras unidades escolares e instituições socioassistenciais do município.