Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência de gênero começa neste domingo (20)

18/11/2016

Com início no dia da Consciência Negra, 20 de novembro, e término dia 5 de dezembro, a Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência de gênero pretende mobilizar Guarapuava para debater as violências impulsionadas por diferenças de gênero.  Serão realizadas palestras, instruções, vigília, blitz, formatura e rodas de conversa numa programação extensa que pretende atingir a sociedade, o poder público e a imprensa.

O primeiro dia da Campanha acontece na Invernada Quilombo Paiol de Telha, integrando as atividades da comunidade no evento “Nosso dia! Nossa voz!”. Segundo o Mapa da Violência contra a Mulher 2015, o índice de homicídios de mulheres negras aumentou em 54% em todo o Brasil, enquanto o das mulheres brancas reduziu 10%. “Não é a toa que a Campanha inicia no dia da Consciência Negra. Precisamos problematizar que dentro do universo de violência contra as mulheres, as nuances de raça, classe, gênero e idade também são expressivas na manifestação da violência.”, destaca a vice-prefeita e secretária de políticas para as Mulheres, Eva Schran.

A Campanha acontece em 140 países. Para a edição de 2016, a novidade são as ações voltadas ao público masculino. “Queremos debater também os estereótipos do gênero masculino, enfatizando que o valente é amoroso e não ciumento, carinhoso e não agressivo e que não precisa usar da violência para a resolução de conflitos.”, explica a presidenta do Conselho Municipal da Mulher, Camila Grande.

A Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência de gênero conta com a parceria das entidades integrantes da Rede de Enfrentamento à violência contra a Mulher e do Conselho Municipal da Mulher, da Câmara Municipal, além das secretarias municipais de Políticas para as Mulheres, de Saúde, de Educação e Cultura e de Assistência Social.

20/11 (Domingo) Nosso dia nossa voz

Horário: a partir das 7h30

na Comunidade Quilombo Paiol de Telha

21/11 (segunda) – Início da Semana de combate à violência de gênero com crianças e adolescentes