Notícias

Caminhada marca o início da programação pelo fim da violência contra a mulher 

04/04/2022

Uma caminhada pelo fim da violência contra a mulher ocupou as ruas do bairro Industrial Xarquinho, na manhã desta segunda-feira em Guarapuava. O evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), com apoio das UBS Xarquinho I e II, do CRAS e das universidades Unicentro, Uniguairacá e Campo Real, marca o início da programação alusiva à luta pelo fim da violência contra a mulher.

 

 

Essa ação é de extrema importância, para chamar a atenção dos moradores principalmente nesta região. Queremos mostrar para as mulheres que elas não estão sozinhas, enquanto tiver uma mulher sendo violentada, agredida, sendo morta, a gente não pode ficar calada”, destacou a agente comunitária da UBS do bairro e líder do grupo,  Camila Martins.

 

 

Durante a caminhada, junto aos alunos da Escola Iná Ribas Carli, os participantes carregavam cartazes e balões, com mensagens estampadas de apoio, encorajamento e acolhimento. Com fotos em mãos, o aluno MJ, de 10 anos, emocionado, contou que há 07 meses a sua irmã entrou para estatística de vítimas de feminicídio. “Acho importante essa programação para que não aconteça com outras mulheres o que aconteceu com a minha irmã”, expressou. 

 

A programação continua nesta terça-feira (05), às 14h30, com um aulão de zumba, no ginásio da Escola Total. 

 

De 05 a 07 de abril, também serão feitas rodas de conversas, murais e desafios de fotos publicadas nas redes sociais usando as hashtags #eucuidodevocê e #vocêcuidademim. 

 

No dia 08, será realizado o dia D de Combate à Violência Contra as Mulheres, com estandes e barracas de orientação no estacionamento da Escola Total, além de um conjunto de apresentações realizados em parceria com o Departamento de Cultura.